FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Alterações nutricionais em escolares: proposta de intervenção
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
BIET, Delmary Borges
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2014
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2017-01-31T16:52:55Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2017-01-31T16:52:55Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/7629
Extensão
(dc.format.extent
)
28
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
CADETE, Matilde Meire Miranda
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Escola
Nutrição
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Deficiências Nutricionais
Nutrição em Saúde Pública
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
O estado nutricional possui papel fundamental no crescimento e desenvolvimento infantil. Alterações nutricionais podem influenciar a qualidade de vida e expor a criança a riscos à saúde. O ambiente escolar, sobretudo, o que atende ao público infantil, representa uma estratégia importante para aprimoramento do crescimento das crianças, visto que permite promover educação em saúde. Assim, o Programa Saúde na Escola (PSE) busca ampliar ações específicas de saúde aos alunos da rede pública de ensino por meio de ações relacionadas à prevenção, atenção e promoção à saúde, incluindo nesse contexto a avaliação nutricional das crianças. Dessa forma, este estudo objetivou elaborar uma proposta de intervenção com vistas à redução do número de crianças com alterações nutricionais na Escola Municipal Teodolindo Pereira do município de Teófilo Otoni - Minas Gerais. O desenvolvimento do projeto de intervenção baseou-se no método do Planejamento Estratégico Situacional (PES) e em pesquisa bibliográfica feita nas bases de dados da LILACS e SciELO, por meio dos seguintes descritores: nutrição, escola e deficiências nutricionais. Consideram-se, portanto, que ações continuas e conjuntas entre saúde, educação e família, visando à prevenção e o combate às alterações nutricionais em crianças, através de atividades educativas, individuais e coletivas são extremamente necessárias.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Alterações nutricionais em escolares: proposta de intervenção
Aparece na coleção: