FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Uma abordagem às Praticas Integrativas e Complementares associadas aos tratamentos especializados em comorbidades crônicas, na Estratégia de Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Martins, David
(dc.date.accepted )
2016-02-26
(dc.date.available )
2017-02-15T18:03:00Z
(dc.date.accessioned )
2017-02-15T18:03:00Z
(dc.rights.holder )
David Martins
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/7895
(dc.format.extent )
16
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
(dc.contributor.advisor )
Papinutto, Adriana Thiago
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Estratégia de Saúde da Família
Terapia por Acupuntura
(dc.subject.decs )
Homeopatia
Medicina Tradicional
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
Cresce mundialmente a procura por tratamentos tradicionais tais como acupuntura, homeopatia, fitoterapia e terapias corporais. Busca-se prevenção e um tratamento mais acolhedor, humanizado, holístico e com menos efeitos colaterais, principalmente nas doenças degenerativas e crônicas não transmissíveis. O modelo biomédico conta com um arsenal diversificado e sofisticado dando suporte imediato para eventos agudos e crônicos, muitas das vezes mal indicados e altamente onerosos à rede privada ou pública e que nem sempre contribuem para a resolubilidade do quadro. Este projeto de intervenção disponibilizará através das Praticas Integrativas e Complementares (PICs) na Estratégia de Saúde da família (ESF), um outro olhar frente as diversas doenças crônicas que evoluem de maneira insatisfatória, sendo uma intervenção de baixo custo e com importante impacto na qualidade de vida desses pacientes. Após consulta clinica selecionou-se alguns pacientes para sessões semanais de acupuntura associada a formulações homeopáticas e orientações nutricionais, principalmente em casos recorrentes em clínica médica. Esperamos além da melhora sintomatológica, um menor número de reincidências e uma diminuição do uso de medicações alopáticas rotineiras como analgésicos e anti-inflamatórios. Evitando-se assim, efeitos colaterais indesejáveis e potencializando os tratamentos especializados já incorporados.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.uerj.br/documentos/termo-de-autorizacao-tcc-unasus-uerj.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Uma abordagem às Praticas Integrativas e Complementares associadas aos tratamentos especializados em comorbidades crônicas, na Estratégia de Saúde da Família.