FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Intervenção educativa para orientação sobre os principais fatores de risco para a hipertensão arterial sistêmica
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
MESA, Niuris De La Fe Gonzalez
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2016
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2017-04-07T16:05:05Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2017-04-07T16:05:05Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/8564
Extensão
(dc.format.extent
)
40
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
ARAÚJO, Silvia Ribeiro Santos
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Hipertensão arterial
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Fatores de Risco
Hipertensão
Promoção da Saúde
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
Foi realizado um projeto de intervenção educativa com o objetivo de aumentar os conhecimentos sobre os principais fatores de risco para a hipertensão arterial dos usuários cadastrados na USF Esperança do município Brazópolis, no estado de Minas Gerais, no período de dezembro de 2014 a julho 2015. O universo estudado foi todos os usuários cadastrados maiores de 15 anos na USF referida e a amostragem foi aleatória. Inicialmente, foram analisados alguns parâmetros que definem os conhecimentos da hipertensão arterial através de um questionário de rastreamento, elaborado pelo próprio autor, que se aplicará antes da intervenção para identificar o conhecimento que se tem da doença e depois das intervenções educativas para avaliar e comprovar se houve aumento dos conhecimentos sobre os fatores de risco na hipertensão arterial e a influência desta em seu comportamento. Foram analisados fatores não modificáveis (idade, sexo, raça, história familiar) e fatores modificáveis (escolaridade, sedentarismo, hábitos tóxicos, obesidade, dislipidemias). Esperava-se que 100% dos participantes elevem o nível de conhecimento para permitir a identificação precoce dos sintomas desta doença, contribuindo para a melhora da qualidade de vida, evidenciado pela redução dos níveis pressóricos e de suas complicações. Estes resultados foram expressos em gráficos e tabelas para os profissionais da Unidade de Saúde, demostrando a eficácia da intervenção educativa para aumentar o nível de conhecimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Intervenção educativa para orientação sobre os principais fatores de risco para a hipertensão arterial sistêmica
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