FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Estratégias de intervenção educativa para controlar a hipertensão arterial em unidade básica de saúde Estação
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
RODRIGUEZ, Olga Lidia Menendez
(dc.date.accepted )
2016
(dc.date.available )
2017-04-07T16:05:09Z
(dc.date.accessioned )
2017-04-07T16:05:09Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/8568
(dc.format.extent )
56
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
ROSA, Rebeca dos Santos Duarte
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Hipertensão arterial sistêmica
(dc.subject.decs )
Educação em Saúde
Fatores de Risco
Hipertensão
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
A Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença cardiovascular, crônica, não transmissível. Ocupa lugar de destaque no contexto da transição epidemiológica, constituindo um dos principais fatores de risco para o aparecimento das doenças cardíacas. O controle da HAS está diretamente relacionado ao grau de adesão do paciente ao regime terapêutico, seja ele medicamentoso ou não. Este trabalho tem como objetivo estabelecer ações de promoção à saúde e prevenção de agravos para a redução da morbimortalidade em um grupo de risco pertencente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Estação do município de Carandaí Minas Gerais. A metodologia utilizada foi a elaboração de um projeto de intervenção a partir de um PES ancorado numa revisão bibliográfica utilizando-se de artigos publicados nas bases de dados SciELO e Biblioteca Virtual da Saúde(BVS) além de documentos municipais. Como critério de inclusão para seleção dos artigos foram usados textos publicados em português a partir de 2003 com os seguintes descritores hipertensão arterial, risco cardiovascular aumentado, fatores de risco para hipertensão e tratamento da hipertensão, educação em saúde. A prática da educação em saúde pela Equipe Saúde da Família vem aumentando o nível de conhecimento dos portadores de HAS sobre sua patologia e os agravos que os acometem. Portanto, neste estudo foram realizadas entrevistas individuais, semanais, com os pacientes portadores de HAS, assim como foram agendados encontros em grupo, de 15 em 15 dias, com no máximo 20 pacientes por encontro buscando promover esta pratica educativa. Ainda foram realizadas reuniões com a Equipe de Saúde da Família, para reavaliação das ações e aperfeiçoamento das práticas realizadas no atendimento aos portadores de HAS da comunidade em questão
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Estratégias de intervenção educativa para controlar a hipertensão arterial em unidade básica de saúde Estação