FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Estratégia de intervenção de educação em saúde sobre hipertensão arterial em pacientes idosos
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
PELAEZ, Dailyn Sordo
(dc.date.accepted )
2015
(dc.date.available )
2017-04-07T16:06:10Z
(dc.date.accessioned )
2017-04-07T16:06:10Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/8639
(dc.format.extent )
30
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
GOMES, Nathália Silva
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Hipertensão arterial
Intervenção
(dc.subject.decs )
Ensaio Clínico
Hipertensão
Idoso
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no Brasil e a hipertensão arterial sistêmica está entre os seus principais fatores de risco.A hipertensão arterial sistêmica é um problema de saúde pública cujo controle,de forma continuada, visa prevenção de alteração irreversíveis no organismo esta relacionadas a morbimortalidade cardiovascular. O conhecimento das doenças está relacionado à melhora da qualidade de vida, à redução do número de descompensações, ao menor número de internações hospitalares. Este estudo sobre Hipertensão Arterial Sistêmica no idoso, tem como objetivo incrementar os conhecimentos sobre a prevenção dos fatores de risco da hipertensão arterial, a prática de hábitos saudáveis e a adesão ao tratamento adequado, visando assim que os pacientes melhorarem sua qualidade de vida, aprendam a lidar com a doença e evitando assim complicações futuras. Na Unidade Básica de Saúde Wenceslau Braz, foi proposta uma intervenção na população de idosos hipertensos. O universo de estudo consistirá em 56 pacientes idosos, de ambos sexos e participantes dos grupos de hipertensos e idosos. A seleção da amostra foi a partir de alguns critérios: pacientes com antecedentes de hipertensão arterial diagnosticado com a doença antes de 2014 e não tenha deficiência mental (limitações da comunicação ou entendimento). A atividade acontecerá em três etapas: a primeira consiste em avaliar o nível de informação inicial de saúde, seguido da intervenção em saúde, e uma terceira etapa de avaliação do nível de informação que tem os pacientes depois da intervenção de educação em saúde. Os recursos necessários para a realização da intervenção são: profissionais da ESF, entrevista, prontuários dos usuários, papel e caneta
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Estratégia de intervenção de educação em saúde sobre hipertensão arterial em pacientes idosos