FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção educativa em pacientes com diabetes mellitus na Estratégia Saúde da Família Diomício Souza Silva, Fronteira dos Vales- MG
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
PÉREZ, Maria Caridad Brito
(dc.date.accepted )
2016
(dc.date.available )
2017-06-06T18:28:54Z
(dc.date.accessioned )
2017-06-06T18:28:54Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/8991
(dc.format.extent )
37
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
MATOS, Selme Silqueira de
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Autocuidado
Diabetes Mellitus
Educação em Saúde
(dc.rights.type )
Autorizaþão (para TCC)
(dc.description.abstract )
Como um protótipo dos municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucurí, o município Fronteira dos Vales/MG é assolado pela depauperação sociocultural. Falência esta contribuinte para parte das dificuldades de enfrentamento das doenças crônicas. O presente estudo tem como objetivo elaborar um plano de intervenção para os diabéticos adscritos na Estratégia de Saúde da Família Vida e Paz do município citado, pautado na educação em Diabetes Mellitus, apoiando-se na prevenção, no estímulo ao autocuidado, na promoção de mudanças do estilo de vida e na participação do usuário em seu próprio tratamento. Primeiro realizou-se uma revisão na literatura dos artigos científicos publicados no período de 2008 a 2015 no banco de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Saúde Pública (LILACs), Scientific Eletronic Library on Line (SCIELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Para elaborar o plano de intervenção utilizou-se o método de planejamento estratégico situacional. Verificou-se na literatura que a educação do paciente diabético sobre sua própria patologia, a seriedade das complicações, os mecanismos de prevenção, além das técnicas de autocuidado participativo enfatizam-se como preciosos elementos para o eficaz tratamento da doença. Não obstante, os resultados obtidos através da implantação de programas efetivos de educação em diabetes com estímulo ao autocuidado e a modificações comportamentais, são notadamente positivas, sobrepondo os custos relacionados a sua implementação. Esse projeto almeja proporcionar a tais pacientes um controle mais eficaz de sua doença bem como uma melhora global da qualidade de vida dos mesmos
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Intervenção educativa em pacientes com diabetes mellitus na Estratégia Saúde da Família Diomício Souza Silva, Fronteira dos Vales- MG