FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Plano de Intervenção: Implantação de Práticas de Combate a Hanseníase na Unidade Básica de Saúde da Família Fernando Diógenes, em Fortaleza- CE
O presente estudo trata-se de um projeto de intervenção desenvolvido na Unidade de Atenção Primária a Saúde Fernando César Vieira Diógenes, em Foraleza/CE, sobre a hanseníase. Tem como objetivo reorganizar e acompanhar as ações de detecção e controle da hanseníase, na equipe de saúde, uma vez que há um elevado número de casos de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde nos indicadores e metas da unidade. A metodologia utilizada foi levantar os casos de hanseníase que houveram na área, será realizar capacitação com os membros da equipe de saúde, avaliar os casos dos contatos existentes na área de abrangência, realizar prática supervisionada com os técnicos em enfermagem e atividade educativa na comunidade. Espera-se que a reorganização do atendimento na unidade de saúde e a capacitação em serviço ampliem a detecção de novos casos de hanseníase na unidade, beneficiando a redução da transmissão da hanseníase e a prevalência oculta por meio da detecção ágil, que reduz o tempo de doença antes do diagnóstico.
Termo de Autorização - NUTEDS Prezado(a) Profissional, o seu Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no Curso de Especialização em Saúde da Família e ofertado pelo Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância da UFC, poderá ser publicado no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde – ARES (Repositório digital da UNA-SUS) e nos Sistemas de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. Para isso, você precisará preencher os dados solicitados abaixo e autorizar essa publicação concordando com o Termo de Cessão de Direitos Autorais da UNA-SUS e os Termos de Uso do Acervo. AUTOR * CPF * Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9221
14/Jul/2017