FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Desafios para melhoria da adesão ao tratamento medicamentoso em idosos com doenças crônicas
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Doenças Crônicas
Hipertensão
Saúde do Idoso
(dc.contributor.author )
DOMINGOS,Tássia de Souza
(dc.date.accepted )
2014
(dc.date.available )
2017-08-29T14:02:07Z
(dc.date.accessioned )
2017-08-29T14:02:07Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9351
(dc.format.extent )
32
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
MARTINS, Marlene das Graças
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Administração Oral
Doença Crônica
Hipertensão
Relações Profissional-Família
Saúde do Idoso
(dc.rights.type )
Autorizaþão (para TCC)
(dc.description.abstract )
Com base no Estatuto do Idoso que assegura atenção integral à saúde do idoso e na grande parcela desses ainda em atividade, faz-se necessário a realização de grupos de educação em saúde para os idosos e cuidadores no sentido de amenizar os problemas.O objetivo do estudo foi propor um projeto de intervenção para melhoraria da adesão ao tratamento medicamentoso em idosos com doenças crônicasa fim de aumentaràautonomia, proporcionar a melhora clínica dos idosos ao propor estratégias que facilitem a adesão ao tratamento medicamentoso, incentivar o uso dos medicamentos conforme o esquema posológico prescrito e favorecer o uso correto dos medicamentos a partir das orientações recomendadas aos seus familiares e cuidadores. Para pesquisa e desenvolvimento do trabalho foram utilizadas as bases do SCIELO, dados fornecidos pelo SIAB e entrevistas feitas na unidade. No diagnóstico situacional escolhido como prioritáriofoi a falta de adesão ao tratamento medicamentoso nas doenças crônicas que se interliga com diversos problemas também identificados. Percebeu-se queentre esses, a baixa educação escolar dos idosos agricultores é um grave problema devido à impossibilidade de leitura dasprescrições ou cartelas. Após identificação dos nós-críticos: Analfabetismo funcional em idosos, Falta de adesão ao tratamento e Uso incorreto dos medicamentos, foi desenvolvido o plano de ação com os projetos: Grupo mais de 60 com mais educação, Grupo saúde Consciente e o Saúde Solidária. Durante esse processo, alguns projetos foram parcial ou totalmente implantados na ESF e a comunidade tem demonstrado grandes avanços os quais são claramente percebíveis pela equipe multiprofissional.A capacitação do familiar para separação de medicamentos foi resolutivo em 100% dos casos implantados. Os níveis pressóricos estabilizaram e os idosos sentem-se mais seguros. Grupos de leitura, troca de experiências e educação em saúde também apresentaram uma adesão favorável
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Desafios para melhoria da adesão ao tratamento medicamentoso em idosos com doenças crônicas