FICHA TÉCNICA DO RECURSO

PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO BAIRRO JARDIM PERI - MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)
Educação em Saúde
Saúde do Adolescente e do Jovem
(dc.contributor.author )
CARDOSO, Eduardo Blanco
(dc.date.accepted )
2017
(dc.date.available )
2017-12-19T17:51:25Z
(dc.date.accessioned )
2017-12-19T17:51:25Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9974
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
NASCIMENTO, Edinalva Neves
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Adolescente
Doenças transmissíveis
Educação em saúde
Gestantes
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
As IST/HIV/Aids e a gravidez na adolescência são comumente enxergadas como um problema de saúde pública que permeia várias regiões socialmente vulneráveis do Brasil, tendo nas escolas, um local privilegiado para implementação de políticas públicas que promovam uma saúde sexual e reprodutiva responsável. O presente Projeto visa desencadear um processo contínuo de sensibilização em uma comunidade escolar pública, de Ensino Fundamental e Médio, localizada no Jardim Peri - Região Norte do Município de São Paulo, com participação da equipe técnica da UBS Peri, onde questões inerentes às IST/HIV/Aids e gravidez não desejada serão abordadas por meio de ações educativas, na modalidade de encontros e oficinas, centradas fundamentalmente nos alunos, contemplando também o envolvimento de educadores, famílias e comunidade. Durante o desenvolvimento do projeto, a saúde sexual e reprodutiva será debatida a partir da identificação de “mensagens-chaves” geradas pelos próprios adolescentes que “a retratem”, e não apenas pelo aporte de informações curricularmente recebidas. Os outros atores citados, também participarão juntamente à equipe técnica na ressignificação da realidade constatada, na procura da criação de um espaço de reflexão e ação. Espera-se com experiências como esta, desenvolver ações na comunidade escolar que não se limitem apenas a oferecer “informações”, mas que visem identificá-las, metabolizá-las e incorporá-las na vida diária, através de práticas sanitário-pedagógicas inovadoras no meio.  
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO BAIRRO JARDIM PERI - MUNICÍPIO DE SÃO PAULO