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151 RESULTADOS (51 a 60)
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)12/Jul/2012Este caso expõe uma das mais comuns dificuldades apresentadas pelas equipes da Saúde da Família: a organização de visitas domiciliares. Através da situação de uma senhora com demência e quadro de delirium, além de outras demandas clínicas e familiares, o caso possibilita uma boa discussão do tema das visitas, seja pelo médico, dentista ou enferm...
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)13/Jul/2012O presente capítulo contempla o estudo da Metodologia Científica. Apresenta um resumo das etapas de construção de projetos acadêmicos e tipos de estudos científicos. Ressalta a importância da leitura especializada, estimulando o raciocínio crítico para a interpretação do conhecimento científico na área da saúde. Compreende-se que esta prática, a...
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)05/Jul/2012O presente conteúdo apresenta orientações para a elaboração da Pergunta de Pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento de projetos acadêmicos. Contempla a relevância da leitura e busca de informação científica na área da saúde, a fim de contribuir para a formação profissional da equipe de saúde. Contem treinamento para a aquisição de conhecime...
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)05/Jul/2012O material apresenta conceito, fundamentação e princípios da Bioética levando o estudante a refletir sobre sua conduta profissional. Também são abordados dilemas bioéticos na Atenção Básica, organizados em quatro desafios ligados a prática dos profissionais de saúde na ESF, de forma a dar subsídios para que os profissionais possam refletir e sab...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)17/Sep/2012O objeto de aprendizagem Trabalho em equipe inicia com o personagem relatando pontos de como a equipe atua na unidade de saúde da cidade fictícia e o desafio de implantação da estratégia de saúde da família. Logo em seguida, é destacado que o Ministério da Saúde conceitua a Estratégia Saúde da Família (ESF) como “ações individuais ou de caráter ...
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)27/Jun/2012O caso Samuel é conjugado com o caso Darlene e Darnley, pois se trata de uma mesma família. São apresentados em dois momentos diferentes, por questões didáticas. Assim, o foco do caso é a abordagem familiar e o enfrentamento da violência doméstica. Dado a complexidade destes temas, os casos desafiam a equipe a um atendimento integral, focado na ...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)18/Sep/2013Este objeto inicia destacando que o trabalho em equipe deve centrar-se nos problemas e limitações reconhecidos no nível local e nos outros níveis de atenção; e no gerenciamento do setor saúde e de outros setores. Lembra que a ação intersetorial é um processo de aprendizagem e determinação dos sujeitos, e deve ser capaz de responder com eficácia ...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)12/Sep/2013Este objeto explica a forma como o Sistema de Informação em Saúde (SIS) constitui-se em um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Destaca que os profissionais das equipes de saúde devem preencher adequadamente os registros, inserindo i...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)04/Nov/2013Este objeto inicia lembrando que além da transversalidade da saúde do adulto sob diferentes prioridades, objetivos e metas que constituem o Pacto pela Vida, o adulto permanece “diluído” em agravos e ações estratégicas (como violências, tuberculose, DST, hanseníase, hipertensão arterial, entre inúmeras outras). Por reconhecer essa fragmentação, o...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)12/Sep/2013O objeto começa ressaltando que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes foi construída a partir de um diagnóstico epidemiológico da situação da Saúde da Mulher. Lembra que foram incorporadas as contribuições de diferentes setores governamentais e dos movimentos sociais de mulheres e que tal política é ...