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165 RESULTADOS (61 a 70)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Definindo o Projeto de Saúde no Território. O tópico mostra o PST como estratégia de orientação e organização do trabalho de equipes de saúde na criação de espaços democráticos de participação social e de emancipação de sujeitos e comunidades por meio da discussão coletiva das necessidades de saúde no território. Trata o PST como cata...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Mar/2014
    Tópico 1 – Dinâmica do Curso Este tópico apresenta a dinâmica do curso, com seu modelo de mídias integradas que visam à construção coletiva do conhecimento do estudante por meio da interação entre a educação e o trabalho, bem como ao aprofundamento teórico dos temas tratados, o desenvolvimento das expressões oral e escrita e à reflexão sobre a ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Produção de práticas: fragmentação x cooperação em redes O tópico mostra a realidade do passado, em que a estrutura dos serviços de saúde não previa a participação do usuário no processo de gestão do sistema e o trabalho das equipes de saúde, que não o visualizavam como sujeito, comparando com a transformação, ainda lenta e pontual, ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Mar/2014
    Tópico 1 – Bases conceituais do Apoio Matricial O tópico apresenta o apoio matricial como modelo de produção de saúde de forma compartilhada, realizado por profissionais de ESF apoiados pelos NASFs, com intervenções terapêuticas e pedagógicas, de modo a romper a visão fragmentada tradicional. Mostra a necessidade de trabalho interdisciplinar po...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Experiências em Itapajé – CE e em Campinas – SP O tópico relata duas experiências: uma em que ESF/NASF desenvolvem PST em Itapajé – CE e outro no Centro Social Campinas – SP, com estagiário do curso de Medicina, criando um PTS coletivo com famílias em situação de vulnerabilidade bastante similar a um PST. Tópico 2 – Um exemplo de PS...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    O tópico apresenta relato de situação encontrada em local de grande incidência de anemia falciforme, revertida mediante estudo do contexto social e de mudanças na atuação AB, por meio de ações intersetoriais e inclusivas, para além dos aspectos puramente biológicos. Apresenta, também, relato de caso obstétrico tratado por meio de atuação humaniz...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Mar/2014
    Este módulo trata do conceito e das bases do Apoio Matricial como um modo de produzir saúde de forma compartilhada, no qual os profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) são apoiados pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tanto na retaguarda assistencial quanto no suporte técnico pedagógico. Como metodologia de t...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    24/Nov/2021
    Este recurso educacional compõe o curso Situações Relacionadas ao Atendimento à Demanda Espontânea na Atenção Primária à Saúde ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um material complementar em PDF com objetivo de levar o leitor compreender sobre o Suporte Básico de Vida à criança em casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR) na Atenção Primária...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    24/Nov/2021
    Este recurso educacional compõe o curso Atenção à Pessoa Amputada ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um PDF com objetivo de levar o leitor compreender a história da amputação. Além deste, há mais recursos relacionados ao curso fornecendo conteúdos interessantes para a formação de profissionais do SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    03/Jan/2022
    Este recurso educacional compõe o curso Reabilitação do Paciente com Condições Pós-COVID ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de podcast em MP3 com objetivo de levar o leitor compreender a atuação multiprofissional na reabilitação cardiorrespiratória do paciente com sequelas pós COVID-19. Além deste, há mais recursos relacionados ao curso fornec...