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33 RESULTADOS (21 a 30)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    A agressão e a autoagressão são fenômenos presentes entre as comunidades e que, apesar de sua importância, geram receio entre os profissionais a respeito dos limites e das possibilidades de intervenção. Portanto, esta unidade tem a intenção de instrumentalizá-lo para o cuidado desses Eventos Agudos.
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    Nesta unidade você estudará um dos mais importantes diagnósticos em Eventos Agudos: a dor torácica. Seja por sua alta prevalência, seja por sua transcendência, essa dor faz parte de um conjunto de eventos que podem representar desde o risco mínimo ao máximo de morte. Assim, episódios de angústia e ataque cardíaco severo são exemplos extremos des...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    Nesta unidade, vamos discutir aspectos essenciais para uma abordagem integral às pessoas com cefaleia no âmbito da Atenção Básica. A cefaleia é um dos motivos mais frequentes de procura à Unidade de Saúde e integra a rotina das equipes de saúde, seja na forma de demanda espontânea ou em consultas programadas. Embora o atendimento médico, com c...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    Nesta unidade você aprenderá sobre o consumo de bebidas alcoólicas e de outras substâncias psicoativas que tem se configurado como importante problema de saúde pública. Esperamos que assim você seja capacitado para o cuidado de pessoas em situações agudas que envolvem tais substâncias. Para isso, serão apresentados desde procedimentos diagnóstic...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    17/Oct/2013
    Este objeto começa destacando que asfixia, no Brasil, é classificada como acidente por causa externa, sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre crianças. Lembra que os objetos mais frequentemente implicados na asfixia em crianças são, por ordem de frequência, alimentos, moedas, balões e outros brinquedos. Detalha que, embo...
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    13/Mar/2014
    O módulo 2 da unidade 4 do Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático, apresentando aspectos conceituais da informação, percepção e comunicação de risco e os princípios, tipos e meios da comunicação de risco. O material também aborda o planejamento da comunicação de riscos ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    01/Nov/2013
    Este objeto começa explicando que o diabetes é uma das doenças mais frequentes em pessoas que buscam os serviços de saúde, principalmente na Atenção Básica. Destaca que a grande prevalência de diabetes na população faz com que suas complicações sejam também frequentes, gerando grande demanda aos serviços de saúde. Conceitua os diferentes tipos d...
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    13/Mar/2014
    Apresenta uma visão ampla de atuação e das consequências de um desastre. São estudados os Acidentes com Produtos Químicos (APQ). E apresentados os principais aspectos teórico-conceitos acerca do tema e as principais ações de prevenção, preparação e resposta adotadas no Brasil e no mundo para o enfrentamento da situação. Unidade 1 do módulo 2 ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Nov/2013
    Este objeto começa apresentando uma contextualização clínica e o conceito de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), condição clínica caracterizada por valores elevados e mantidos da pressão arterial, podendo ser classificada como primária ou secundária. Lembra que o tratamento envolve abordagem comportamental e farmacológica, sendo que no estágio...
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    13/Mar/2014
    Unidade 06 do Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos.