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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)16/Aug/2012Este objeto mostra como este movimento iniciou nas décadas 1960 e 1970, e de que buscava lutar por um novo modelo de saúde no país, comenta que em 1980 a proposta PREV-Saude criava postos de saúde e salários para médicos, e que em 1983 a proposta das AIS cria o SUDS e acaba com o INAMPS. Cita também que a Conferência Nacional de Saúde de 1986 te...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)16/Aug/2012Neste objeto são abordadas as principais características do modelo biomédico. Explana sobre toda a trajetória do pensamento sistêmico sobre o que são saúde e doença na história da sociedade. Destaca como principais características desse modelo: tecnificação, biologicismo, mecanicismo, fragmentação, positivismo, hospitalocentrismo, curativismo, i...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)16/Aug/2012No objeto sobre modelos conceituais é salientado que existem diferentes conceitos que determinam diversas maneiras de ver o que é ou como se faz saúde. É destacado também que nos modelos conceituais em saúde, considerar o contexto em que se está inserido é fundamental. Visto isso, são expostas duas maneiras de conceber o processo saúde: a primei...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)16/Aug/2012Este objeto expõe que promoção da saúde tem diferentes modelos e tendências: uma saúde coletiva brasileira e outras do Canadá. O modelo de Leavell e Clark que apresenta três níveis de prevenção: primário, secundário e terciário. Era um modelo centrado na doença e não na saúde. E os modelos de origem canadense que tem em comum a afirmação social ...
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)24/Jul/2012Esta unidade aproxima os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família da dimensão psicológica nos cuidados prestados na Atenção Primaria à Saúde (APS) de modo a potencializá-los a prática da integralidade. Clarifica ao especializando os fenômenos que advém da relação profissional de saúde e paciente, familiarizando-os com os aspectos t...
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)13/Jul/2012O presente capítulo contempla o estudo da Metodologia Científica. Apresenta um resumo das etapas de construção de projetos acadêmicos e tipos de estudos científicos. Ressalta a importância da leitura especializada, estimulando o raciocínio crítico para a interpretação do conhecimento científico na área da saúde. Compreende-se que esta prática, a...
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)12/Jul/2012Este caso expõe uma das mais comuns dificuldades apresentadas pelas equipes da Saúde da Família: a organização de visitas domiciliares. Através da situação de uma senhora com demência e quadro de delirium, além de outras demandas clínicas e familiares, o caso possibilita uma boa discussão do tema das visitas, seja pelo médico, dentista ou enferm...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)11/Jul/2012Nesse objeto são expostos alguns conceitos sobre a metodologia de educação a distância, onde são destacadas as principais diferenças entre ensino presencial e a distância. É abordado a multidisciplinaridade envolvida em um curso EaD e dos agentes de conteúdo, produção de material e de orientação a aprendizagem atuantes nesse tipo de projeto. Uni...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)11/Jul/2012No objeto Estudar em EaD é demonstrado a diferença entre estudar e aprender. É explicado que o aluno é o protagonista do processo de ensino e aprendizagem, as habilidades e qualidades que o aluno deve cultivar para superar os desafios de aprender na metodologia de educação a distância. Foi destacado que disciplina, autonomia e colaboração são pa...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)11/Jul/2012No objeto é mostrado que o curso está estruturado em módulos independentes que são integrados em 3 eixos direcionadores, mais um módulo transversal que trata da metodologia de trabalho de conclusão de curso – TCC. Na sequência é esclarecido que os alunos serão acompanhados por uma equipe de tutores para apoio pedagógico. E por último, são destac...