Página de busca
Refinar busca
- Acervo
- 217 Texto
- 109 Vídeo
- 96 Material multimídia
- 30 Áudio
- 27 Imagem
- 1 Trabalho de conclusão de curso
- Area Temática
- 292 Atenção Primária / Saúde da Família
- 216 Saúde do Idoso
- 174 Educação em Saúde
- 149 Doenças Crônicas
- 107 Promoção da Saúde
- . próximo >
- Público-alvo: ocupação
- 604 Fonoaudiólogos
- 595 Enfermeiros e afins
- 584 Assistente social
- 540 Cirurgiões-dentistas
- 528 Médicos clínicos
- . próximo >
- Tipo de recurso
- 256 Material multimídia
- 221 Texto
- 104 Vídeo
- 79 Pacote Padrão UNA-SUS (PPU)
- 30 Áudio
- . próximo >
757 RESULTADOS (721 a 730)
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)09/Apr/2014O tópico apresenta relato de situação encontrada em local de grande incidência de anemia falciforme, revertida mediante estudo do contexto social e de mudanças na atuação AB, por meio de ações intersetoriais e inclusivas, para além dos aspectos puramente biológicos. Apresenta, também, relato de caso obstétrico tratado por meio de atuação humaniz...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)21/Mar/2014Este módulo busca contribuir para o desenvolvimento das habilidades voltadas à compreensão, à formulação e ao desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular visando a ampliação da resolubilidade da assistência na Atenção Básica à saúde. Procuramos, também, contribuir para a sensibilização quanto à relevância dessa ferramenta para a equipe do Nú...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)21/Mar/2014A Clínica Ampliada, apresentada neste módulo, é proposta como uma ferramenta com a qual os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) enfocam o sujeito, a doença, a família e o contexto social, tendo como objetivo produzir saúde e aumentar a autonomia do sujeito, da família e da comunidad...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)21/Mar/2014Tópico 1 – Apoio Matricial como metodologia de trabalho O tópico mostra a construção compartilhada NASF/ESF para assegurar retaguarda especializada e a forma como o campo de conhecimentos representa possibilidades de abertura para interdisciplinaridade e sua importância na formação dos profissionais de saúde. Mostra, como decorrência do matrici...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)21/Mar/2014Neste tópico, são apresentados os três eixos integradores que constroem os módulos de aprendizagem, atendendo às necessidades da formação de especialistas em Saúde de Família. O primeiro oferece informação e fundamentação teórica para reconhecimento da realidade da comunidade, da Unidade Básica de Saúde, da equipe, do sistema de coleta de inform...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)21/Mar/2014O tópico mostra como estudar em de cursos a distância, abordando o conceito de aprendizagem, norteador do curso, que entende educação como processo de interação, colaborativo e transformador, envolvendo, no caso da EaD, a apropriação tecnológica do conhecimento, via internet, em ambiente virtual. Tal processo, centrado na figura do aluno, respon...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)21/Mar/2014Tópico 1 – Os desafios para a efetividade do Apoio Matricial O tópico propõe que uma vez conhecidas por gestores, profissionais e comunidade, as barreiras poderão ser transpostas e superadas: a formação universitária tradicionalmente fragmentada sendo substituída pela visão interdisciplinar buscando novos saberes gradativamente pelos profission...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)21/Mar/2014No tópico, são mostrados o objetivo do curso e o perfil do profissional a ser por ele formado. Atendendo às intenções da Atenção Básica, da Política Nacional de Saúde, é apontado o foco do curso na formação de profissionais capacitados a atuar, junto ao SUS, em programas de dimensão nacional que promovem atenção, cada vez maior e melhor qualific...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)21/Mar/2014O tópico aborda o referencial pedagógico, apresentando a opção do curso pela pedagogia problematizadora e pela educação para o trabalho, promovendo uma visão contextualizada do indivíduo com vistas a equilibrar a preocupação com parâmetros técnicos e a atuação mecânica, comum na área de saúde, procurando, assim, levar o profissional a questionar...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)21/Mar/2014No tópico, são apresentados o conceito e as característica dos cursos de EaD: facilidade de acesso a oportunidades educacionais; emprego de tecnologias inovadoras de ensino/aprendizagem; material didático inovador levando em conta as necessidades do aluno; economia; ampliação de acesso ao conhecimento; flexibilidade e novas formas de interação p...