Página de busca








Adicionar novo filtro:

389 RESULTADOS (41 a 50)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
    25/Sep/2017
    Estudar sobre desidratação, suas principais causas e sua identificação. Aborda também os distúrbios eletrolíticos e metabólicos, especificando os distúrbios do sódio, os distúrbios do potássio e os distúrbios da glicose.
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
    18/May/2012
    As situações de risco presentes no ambiente de trabalho modificam o padrão de saúde da população da mesma forma que os processos de produção podem alterar as condições ambientais. Este módulo foi elaborado com o objetivo principal de provocar reflexões sobre a relação trabalho, saúde e ambiente, contextualizando os principais cenários vivenciado...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Jun/2014
    Tópico 1- O Momento Explicativo O tópico mostra como o processo de planejamento começa com o reconhecimento da realidade e das condições indesejáveis a serem modificadas, sendo: o 1º passo o diagnóstico da situação por meio de mapas definindo territórios com aproximadamente 4.000 pessoas para cada equipe de AB, seguindo-se a visitação com agent...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Jun/2014
    Tópico 1 - Projeto de Saúde no Território Nesse tópico são apresentadas as ferramentas técnicas do trabalho de NASF, sendo a 1ª o Programa de Saúde no Território – PST – que inicia com a implantação do NASF na AB do município como fruto de discussões horizontais entre gestores/apoio, profissionais de ESF/equipe de referência e usuários, para o ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Introdução ao Projeto Terapêutico Singular (PTS) O Tópico apresenta o PTS, forma de organizar gestão do cuidado na AB, como ferramenta de viabilização do diálogo interativo entre profissionais, permitindo compartilhamento de casos e acompanhamento longitudinal de responsabilidade equilibrada. Mostrando que, para a construção do PTS –...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Sistemas de Informação em Saúde O tópico informa a disponibilidade, no Brasil, de diversos SIS, definidos pela OMS como conjuntos de componentes que atuam de forma integrada utilizando a informação para o planejamento, organização, operação e avaliação dos serviços de saúde, sendo demonstrado o quanto as modernas tecnologias digitais...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 - Educação permanente em saúde e desenvolvimento do projeto terapêutico singular O tópico apresenta os objetivos da Política Nacional de Educação em Saúde, visando não apenas a capacitação de profissionais, mas também uma reflexão contínua sobre e para ações abrangentes de aprendizagem coletiva, compartilhando saberes, estabelecendo no...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Caso de Sobral – CE. O tópico apresenta experiência do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sobral – CE com atuação de equipe local e ESF, sendo mantido o foco na assistência no contexto biopsicossocial, compartilhando intervenções e saberes. Tópico 2 – Um caso na AB. O tópico relata experiência de atendimento a uma família com di...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Jun/2014
    O tópico apresenta a definição de epidemiologia, assim como a etimologia do termo e mostra: as áreas de conhecimento que congrega – estatística, ciências da saúde e ciências sociais; suas áreas de atuação – ensino, pesquisa avaliação de procedimentos em serviços de saúde, vigilância diagnóstico e acompanhamento do sistema de saúde; os diferentes...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Educação Permanente como meio de mudança O tópico aborda a necessidade de romper com o modelo de formação profissional em saúde, especializado e fragmentado, mostrando NASF e ESF com a nova abrangência das equipes multiprofissionais e da necessidade de formá-las e instrumentalizar profissionais por meio da Educação Permanente em Saúd...