Página de busca








Adicionar novo filtro:

1222 RESULTADOS (1131 a 1140)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    16/Aug/2012
    O objeto APS para quê? Destaca que algumas das vantagens da APS são: menor taxa de mortalidade pós-natal, melhor sobrevivência à meningite bacteriana, menores taxas de hospitalização por complicações pela diabetes, menores índices de gravidez na adolescência, maior cobertura vacinal, maior expectativa de vida e maior disponibilidade de tratament...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    16/Aug/2012
    O objeto Antecedentes a Construção do SUS aborda todo o contexto histórico e as iniciativas das políticas públicas que viabilizaram a estrutura atual do SUS, sem se restringir ao contexto brasileiro. Nessa linha de abordagem é pontuado o movimento da medicina social do século XIX, a associação causal entre bactéria e doença da era Pasteur, o Po...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    16/Aug/2012
    Esse objeto explana sobre as características, eixos e diretrizes da APS ampliada, ou seja, orientada a comunidade. Fala sobre as características: Orientação para a comunidade, Primeiro Contato, Acessibilidade, A longitudinalidade, Coordenação do cuidado e integralidade. Unidade 4 do módulo 2 que compõe o Curso de Especialização em Saúde da Família.
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    16/Aug/2012
    Esse objeto contextualiza Estratégia da Saúde da Família como Atenção Primária da Saúde Ampliada (orientada para a comunidade) e chamada no Brasil de Atenção Básica em Saúde. Ele explana sobre o processo de desenvolvimento do ESF, que inicialmente foi chamado de Programa Saúde da Família, a evolução de programa para estratégia e a aprovação de ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    16/Aug/2012
    O objeto parte do Conceito Ampliado de Saúde para explorar a criação do SUS com seus conceitos de universalidade, integralidade e participação popular. Retrata brevemente a evolução da saúde de 1941 até 1986, chegando até as Leis Orgânicas da Saúde, implementadas em 1990. Mostra que em 1993 a proposta de Programa de Saúde da Família tenta dar fo...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    16/Aug/2012
    Este objeto mostra como este movimento iniciou nas décadas 1960 e 1970, e de que buscava lutar por um novo modelo de saúde no país, comenta que em 1980 a proposta PREV-Saude criava postos de saúde e salários para médicos, e que em 1983 a proposta das AIS cria o SUDS e acaba com o INAMPS. Cita também que a Conferência Nacional de Saúde de 1986 te...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    16/Aug/2012
    Neste objeto são abordadas as principais características do modelo biomédico. Explana sobre toda a trajetória do pensamento sistêmico sobre o que são saúde e doença na história da sociedade. Destaca como principais características desse modelo: tecnificação, biologicismo, mecanicismo, fragmentação, positivismo, hospitalocentrismo, curativismo, i...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    16/Aug/2012
    No objeto sobre modelos conceituais é salientado que existem diferentes conceitos que determinam diversas maneiras de ver o que é ou como se faz saúde. É destacado também que nos modelos conceituais em saúde, considerar o contexto em que se está inserido é fundamental. Visto isso, são expostas duas maneiras de conceber o processo saúde: a primei...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    16/Aug/2012
    Este objeto expõe que promoção da saúde tem diferentes modelos e tendências: uma saúde coletiva brasileira e outras do Canadá. O modelo de Leavell e Clark que apresenta três níveis de prevenção: primário, secundário e terciário. Era um modelo centrado na doença e não na saúde. E os modelos de origem canadense que tem em comum a afirmação social ...
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    24/Jul/2012
    Esta unidade aproxima os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família da dimensão psicológica nos cuidados prestados na Atenção Primaria à Saúde (APS) de modo a potencializá-los a prática da integralidade. Clarifica ao especializando os fenômenos que advém da relação profissional de saúde e paciente, familiarizando-os com os aspectos t...