Página de busca











Adicionar novo filtro:

228 RESULTADOS (181 a 190)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    10/Sep/2014
    O material é componente do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa da UNA-SUS/UFMA (Unidade 01, do módulo 07). Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta os sons pulmonares normais e alterados, sendo que no pulmão direito pode-se auscultar o som pulmonar normal e no esquerdo, os ruídos anormais.
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    05/Nov/2014
    O material é componente do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa da UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta as capacidades cognitivas do indivíduo, sendo que a cognição envolve a aquisição, processamento e aplicação de informações na vida cotidiana.
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    29/Jan/2015
    O material é componente do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa (unidade 2, módulo eletivo 9) da UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta como deve ser feito o exame clínico e a avaliação na odontologia geriátrica.
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    20/Aug/2015
    Este material compõe o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar (Unidade 3, Módulo 6), produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta como é feito o procedimento para que a solução de diálise seja colocada dentro do abdome.
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    14/May/2014
    Tópico 1 – Definições O tópico define portfólio como instrumento contendo as diferentes produções do aluno, realizadas durante o curso, expressando sua aprendizagem, reflexões e dúvidas, que expressam o processo de aprendizagem. Define a prática pedagógica relacionada ao portfólio como metacognição. Apresenta o conceito de avaliação relativo a ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Aug/2015
    A unidade apresenta: a caracterização e diferenciação entre os diversos tipos de violência entre parceiros íntimos: física, psicológica e comportamento controlador, destacando que compreendem a agressão e a intenção de agredir; as diferentes formas de violência física e os tipos de atos mais frequentes e da maior incidência de homens como autore...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Jan/2015
    Caracteriza a atenção psicossocial por meio de conceitos, histórico, premissas, diretrizes e dispositivos clínicos para o cuidado com usuários de álcool e outras drogas, considerando a pessoa, o contexto, a família, a rede e o próprio profissional. Mostra a estruturação e atuação das RAPS, a importância do técnico de referência na configuração d...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Aug/2015
    Mostra a necessidade de maior atenção do profissional de saúde e de melhores condições de atendimento nos serviços, trabalhando pela prevenção da violência nos três níveis de atenção. Apresenta as 11 atitudes necessárias ao profissional de saúde; as nove condições de trabalho dos serviços; a implementação da cidadania e da valorização da vida; o...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Aug/2015
    A unidade apresenta as correntes teóricas e as contestações acerca das questões que relacionam sexo e gênero – papéis masculino e feminino – à violência física ou simbólica, tanto nas relações heteroafetivas quanto nas relações homoafetivas. Mostra como a discriminação e a exclusão social se dão em relação às questões de gênero, como a os papéi...