Página de busca











Adicionar novo filtro:

49 RESULTADOS (31 a 40)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    Este objeto inicia reforçando a ideia de que saúde e educação são fundamentais à vida humana, sobretudo indissociáveis no cotidiano. A educação em saúde abordada é entendida como processo social com grande potencial de transformação da realidade. Comenta sobre os diversos modelos de educação em saúde e questiona vários de seus aspectos. Identifi...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    O objeto começa questionando aspectos do cotidiano dos profissionais, modelos de educação em saúde e propõe pensar esses e outros questionamentos no âmbito do SUS, da APS e da ESF. Parte da Integralidade da assistência, mostrando a incompatibilidade do modelo biomédico com as necessidades de saúde da população e de como os serviços de saúde da A...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    O objeto apresenta os princípios pedagógicos que se consolidam na aplicação da metodologia problematizadora, utilizando-se da sistematização elaborada por Bordenave denominada de “Arco de Maguerez”. Essa sistematização é constituída de etapas, e estas são direcionadas à área da saúde. Tais etapas são: identificação do problema, pontos-chave, teo...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    O objeto inicia colocando o resgate do caráter popular da educação na abordagem da educação em saúde no âmbito da AB e da ESF, considerando o saber da comunidade como matéria-prima e citando Paulo Freire como o maior contribuinte para o pensar da educação popular nas práticas de saúde, incluindo seus seis pressupostos chamados de ideias-forças. ...
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
    26/Dec/2013
    Enfermeira emite um convite voltado para a investigação de uma situação de saúde não especificada.
  • Secretaria Executiva da UNA-SUS
    15/Nov/2012
    Documento contendo instruções que auxiliam os alunos do curso de ações para o controle da tuberculose na atenção básica, da Universidade Aberta do SUS a compreender como se dará o processo de aprendizagem, as regras para aprovação e obtenção da declaração de participação, dicas de navegação e informações gerais sobre o curso
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    13/Jul/2012
    O presente capítulo contempla o estudo da Metodologia Científica. Apresenta um resumo das etapas de construção de projetos acadêmicos e tipos de estudos científicos. Ressalta a importância da leitura especializada, estimulando o raciocínio crítico para a interpretação do conhecimento científico na área da saúde. Compreende-se que esta prática, a...
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    05/Jul/2012
    O presente conteúdo apresenta orientações para a elaboração da Pergunta de Pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento de projetos acadêmicos. Contempla a relevância da leitura e busca de informação científica na área da saúde, a fim de contribuir para a formação profissional da equipe de saúde. Contem treinamento para a aquisição de conhecime...
  • Secretaria Executiva da UNA-SUS
    25/Jun/2012
    Revisão do módulo 2, da unidade 3, do curso de Ações para o controle da tuberculose na atenção básica. O recurso apresenta informações básicas para a atividade de identificação e avaliação de contatos de casos de tuberculose e as etapas em que consiste essa atividade. O fluxograma completo para investigação dos contatos adultos e em crianças e o...