Página de busca
Refinar busca
- Acervo
- 19 Vídeo
- 10 Material multimídia
- 5 Texto
- Area Temática
- 24 Políticas de Saúde e Planejamento
- 18 Promoção da Saúde
- 16 Telessaúde / Telemedicina
- 14 Vigilância em Saúde
- 12 Doenças Infecciosas
- . próximo >
- Público-alvo: ocupação
- 26 Médicos clínicos
- 15 Agente comunitário de saúde
- 15 Médico de família e comunidade
- 14 Cirurgiões-dentistas
- 11 Agentes, assistentes e auxiliares...
- . próximo >
49 RESULTADOS (31 a 40)
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)02/Jan/2014Este objeto inicia reforçando a ideia de que saúde e educação são fundamentais à vida humana, sobretudo indissociáveis no cotidiano. A educação em saúde abordada é entendida como processo social com grande potencial de transformação da realidade. Comenta sobre os diversos modelos de educação em saúde e questiona vários de seus aspectos. Identifi...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)02/Jan/2014O objeto começa questionando aspectos do cotidiano dos profissionais, modelos de educação em saúde e propõe pensar esses e outros questionamentos no âmbito do SUS, da APS e da ESF. Parte da Integralidade da assistência, mostrando a incompatibilidade do modelo biomédico com as necessidades de saúde da população e de como os serviços de saúde da A...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)02/Jan/2014O objeto apresenta os princípios pedagógicos que se consolidam na aplicação da metodologia problematizadora, utilizando-se da sistematização elaborada por Bordenave denominada de “Arco de Maguerez”. Essa sistematização é constituída de etapas, e estas são direcionadas à área da saúde. Tais etapas são: identificação do problema, pontos-chave, teo...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)02/Jan/2014O objeto inicia colocando o resgate do caráter popular da educação na abordagem da educação em saúde no âmbito da AB e da ESF, considerando o saber da comunidade como matéria-prima e citando Paulo Freire como o maior contribuinte para o pensar da educação popular nas práticas de saúde, incluindo seus seis pressupostos chamados de ideias-forças. ...
-
Universidade Federal do Ceará (UFC)26/Dec/2013O recurso descreve os conceitos de endemia, pandemia, epidemia, surto e surto de síndrome grupal.
-
Universidade Federal do Ceará (UFC)26/Dec/2013Enfermeira emite um convite voltado para a investigação de uma situação de saúde não especificada.
-
Secretaria Executiva da UNA-SUS15/Nov/2012Documento contendo instruções que auxiliam os alunos do curso de ações para o controle da tuberculose na atenção básica, da Universidade Aberta do SUS a compreender como se dará o processo de aprendizagem, as regras para aprovação e obtenção da declaração de participação, dicas de navegação e informações gerais sobre o curso
-
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)13/Jul/2012O presente capítulo contempla o estudo da Metodologia Científica. Apresenta um resumo das etapas de construção de projetos acadêmicos e tipos de estudos científicos. Ressalta a importância da leitura especializada, estimulando o raciocínio crítico para a interpretação do conhecimento científico na área da saúde. Compreende-se que esta prática, a...
-
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)05/Jul/2012O presente conteúdo apresenta orientações para a elaboração da Pergunta de Pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento de projetos acadêmicos. Contempla a relevância da leitura e busca de informação científica na área da saúde, a fim de contribuir para a formação profissional da equipe de saúde. Contem treinamento para a aquisição de conhecime...
-
Secretaria Executiva da UNA-SUS25/Jun/2012Revisão do módulo 2, da unidade 3, do curso de Ações para o controle da tuberculose na atenção básica. O recurso apresenta informações básicas para a atividade de identificação e avaliação de contatos de casos de tuberculose e as etapas em que consiste essa atividade. O fluxograma completo para investigação dos contatos adultos e em crianças e o...