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65 RESULTADOS (31 a 40)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 - Educação permanente em saúde e desenvolvimento do projeto terapêutico singular O tópico apresenta os objetivos da Política Nacional de Educação em Saúde, visando não apenas a capacitação de profissionais, mas também uma reflexão contínua sobre e para ações abrangentes de aprendizagem coletiva, compartilhando saberes, estabelecendo no...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Caso de Sobral – CE. O tópico apresenta experiência do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sobral – CE com atuação de equipe local e ESF, sendo mantido o foco na assistência no contexto biopsicossocial, compartilhando intervenções e saberes. Tópico 2 – Um caso na AB. O tópico relata experiência de atendimento a uma família com di...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Como formular um projeto terapêutico singular. O tópico apresenta possibilidades para a efetivação do PTS mostrando, por meio de esquema, o processo geral em quatro movimentos e as suas etapas articuladas, conforme a Portaria MS 2488/11, e a concepção sobre planejamento em saúde, privilegiando o compartilhamento da compreensão do prob...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Conceituando a Clínica Ampliada O tópico apresenta a conceituação da Clínica Ampliada conforme proposta em 1997 e sua passagem à diretriz da PNH, em 2003, concretizando-se como ferramenta teórica e prática para a abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, considerando a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saú...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Clínica Ampliada como metodologia de trabalho? O tópico apresenta da proposta da Clínica Ampliada como estratégia da PNH na AB e como fator de integração das equipes de saúde e de intersetorialidade, construindo-se como ferramenta de atuação para além da fragmentação do modelo hegemônico tradicional, utilizando as potencialidades dos...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    O tópico trata da atuação da Clínica Ampliada, preconizando o processo de aprendizagem contínua e constante das equipes e dos usuários, realizando pactos de gestão e construindo espaços de educação permanente para superar o modelo biológico/curativo. Trata da importância das redes de apoio para o profissional rever valores e conceitos, da nova p...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 - O processo de elaboração de um PST O tópico mostra como a elaboração do PST, no processo de trabalho do NASF se dá por pactuação do apoio e posterior operacionalização, por meio de roteiros do MS: preparação; planejamento e implantação, avaliação e seus respectivos passos, ressaltando que tais roteiros não se confundem com protocolos...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Definindo o Projeto de Saúde no Território. O tópico mostra o PST como estratégia de orientação e organização do trabalho de equipes de saúde na criação de espaços democráticos de participação social e de emancipação de sujeitos e comunidades por meio da discussão coletiva das necessidades de saúde no território. Trata o PST como cata...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Produção de práticas: fragmentação x cooperação em redes O tópico mostra a realidade do passado, em que a estrutura dos serviços de saúde não previa a participação do usuário no processo de gestão do sistema e o trabalho das equipes de saúde, que não o visualizavam como sujeito, comparando com a transformação, ainda lenta e pontual, ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Experiências em Itapajé – CE e em Campinas – SP O tópico relata duas experiências: uma em que ESF/NASF desenvolvem PST em Itapajé – CE e outro no Centro Social Campinas – SP, com estagiário do curso de Medicina, criando um PTS coletivo com famílias em situação de vulnerabilidade bastante similar a um PST. Tópico 2 – Um exemplo de PS...