Página de busca














Adicionar novo filtro:

101 RESULTADOS (21 a 30)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    08/Apr/2022
    Síncope é o tema central da unidade 2 do curso Propedêutica cardiovascular na atenção básica. É apresentado um caso clínico sobre síncope visando estimular o aluno a rever e atualizar seus conhecimentos sobre anamnese voltada para problemas cardiovasculares e a semiotécnica do exame físico do aparelho cardiovascular. O caso clínico constitui a b...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    08/Apr/2022
    A unidade 1 do curso Propedêutica cardiovascular na atenção básica, versa sobre hipertensão arterial sistêmica. É apresentado um caso clínico sobre hipertensão arterial sistêmica, elemento utilizado como substrato metodológico para estimular o aluno a rever e atualizar seus conhecimentos sobre anamnese voltada para problemas cardiovasculares e...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    08/Apr/2022
    A unidade 3 do curso Propedêutica cardiovascular na atenção básica é centrada no tema dor torácica, sendo o reconhecimento da dor torácica de origem cardíaca e seu diagnóstico diferencial o principal foco temático. O cenário do caso desta unidade é uma unidade básica de saúde, mas poderia ocorrer em um pronto atendimento, visto que a dor torácic...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    08/Apr/2022
    A unidade 4 do curso Propedêutica cardiovascular na atenção básica é centrada no tema insuficiência cardíaca, doença que afeta 1 a 2% da população de países desenvolvidos e uma das poucas doenças cuja incidência continua a aumentar apesar das estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces. Nesta unidade são revistos os dados da ana...
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
    06/Apr/2022
    O módulo “Iniciação à Metodologia Científica” tem como objetivo dar o suporte necessário para a redação em um formato acadêmico do Projeto de Intervenção, elaborado pelo aluno em módulo anterior, resultando em um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tanto, o módulo apresenta o estudo dos fundamentos do conhecimento e do trabalho...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    07/Mar/2022
    Este recurso educacional compõe o curso Saúde da Pessoa com Deficiência na Infância ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um e-book no formato PPU com objetivo de levar o leitor compreender o brincar na infância (teoria psicanalítica, teoria histórico cultural, teoria construtivista) e o brincar da criança com deficiência (tecnologia assistiva...
  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
    06/Feb/2021
    Módulo que aborda a abordagem individual, a abordagem familiar, o projeto terapêutico singular e as práticas integrativas e complementares, como modalidades de condutas terapêuticas do cotidiano dos profissionais de saúde na APS.
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    06/Feb/2021
    Os profissionais de saúde, em particular aqueles na Atenção Básica à Saúde, responsáveis pelo acesso de primeiro contato, pelo cuidado longitudinal, pela integralidade em suas ações e pela coordenação de cuidados, precisam desenvolver as competências necessárias para o cuidado de pacientes com multimorbidade. Assim, o objetivo do curso é qualif...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    06/Feb/2021
    Na Unidade 3 - Cuidado à pessoa com polifarmácia - serão descritas estratégias que auxiliam no processo de avaliação da polifarmácia, incluindo ferramentas para embasar o processo de desprescrição e quadros de interações medicamentosas mais prevalentes.
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    06/Feb/2021
    Este módulo pretende propiciar o ensino teórico do suporte básico e abordagem inicial do suporte avançado de vida, utilizando mídia digital para o repasse de alguns tópicos essenciais ao aprendizado. O módulo está dividido em quatro unidades: 1. fluxos na urgência; 2. atendimento inicial às urgências/emergências; 3. primeiro atendimento às...