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30 RESULTADOS (21 a 30)
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    15/May/2015
    Unidade 1, do módulo 3, do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa da UNA-SUS/UERJ. Aborda a promoção da saúde, principalmente de pessoas idosas, incluindo atividades que contribuem com a manutenção do estilo de vida dos idosos
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    27/Aug/2014
    Aborda a inserção do fonoaudiólogo nos serviços de saúde pública, especialmente na Atenção Básica, compondo a Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como o papel do fonoaudiólogo na atenção primária à saúde da pessoa idosa. Unidade 1 do módulo eletivo “Fonoaudiologia Geriátrica” do curso de especialização em Saúde da Pessoa Idosa.
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    27/Aug/2014
    Apresenta algumas alterações de envelhecimento em diversas áreas de atuação do fonoaudiólogo, tais como: audição, equilíbrio, voz, motricidade orofacial, cognição e linguagem onde foram destacados alguns aspectos fundamentais para o reconhecimento destas alterações nas pessoas idosas, além da terapia fonoaudiológica. Unidade 2 do módulo eletivo ...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    25/Aug/2014
    Aborda o papel do fonoaudiólogo na atenção à saúde da pessoa idosa nos diferentes serviços - hospitalar, ambulatorial e institucional. Adicionalmente, também são apresentadas questões relativas à Biossegurança. Unidade 3 do módulo eletivo “Fonoaudiologia Geriátrica” do curso de especialização em Saúde da Pessoa Idosa.
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    18/Aug/2014
    Aborda o manejo nos principais agravos crônicos de saúde da pessoa idosa, como: diabetes, dislipidemia, doenças pulmonares, câncer e a hipertensão arterial sistêmica. O texto é componente do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa (unidade 01, do módulo 07).
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    14/May/2014
    Nesta unidade, é apresentado os conceitos relacionados à atuação da Equipe de Saúde da Família e sua integração com o NASF. Toda a reflexão foi orientada para o processo de trabalho na concepção ampliada de saúde, que orienta os princípios finalísticos, doutrinários e organizacionais do SUS. Abordamos questões específicas da atuação na Atenção ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    14/May/2014
    O exercício sistemático do planejamento potencializa o alcance dos objetivos por reduzir as incertezas envolvidas no processo decisório. Trata-se de um processo contínuo de pensar o futuro, o que implica tomada de decisão permanente dentro de um contexto que sofre influências constantes. Sua riqueza está no processo de análise de uma realidade, ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    14/May/2014
    O objetivo deste módulo foi motivar e instrumentalizar você para utilizar os conceitos e ferramentas da Epidemiologia no desenvolvimento de suas atividades na Unidade de Saúde e junto à comunidade. Por isso, você conheceu os conceitos básicos e os principais usos e aplicações da Epidemiologia. Além disso, você estudou a respeito: dos conceitos d...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    14/May/2014
    Este módulo apresenta três unidades, interligadas pelo seu significado instrumental para a gestão em saúde. Na primeira unidade, vimos a gestão local em saúde, identificando os principais interesses dos gestores, dos profissionais de saúde e dos usuários do sistema. Foram relembradas as principais questões da organização dos sistemas locais de s...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    O módulo Saúde e Sociedade enfatiza o reconhecimento do trabalho da Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica como um processo complexo no que se refere aos saberes, às práticas e às relações envolvidas. Tal processo requer a articulação de bases teóricas, metodológicas e éticas, bem como a contribuição de diferentes profissionais para alcan...