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108 RESULTADOS (51 a 60)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    13/Mar/2014
    Recurso textual da unidade 2 do Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ. Aborda as ações de redução do risco de desastres, incluindo ações de prevenção dos riscos futuros, bem como a mitigação e preparação de respostas para reduzir os danos no processo de gestão do risco de desastres no âmbito do Seto...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    10/May/2013
    Atividade pedagógica que oportuniza o compartilhamento de experiências, dificuldades, aspectos favoráveis relacionados à vivência no Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta uma questão aberta sobre o Sistema Único de Saúde e leva o aluno a indagar sobre o atendimento no SUS.
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
    03/Apr/2020
    Compete aos membros da equipe de saúde da família incorporar como rotina a autoavaliação, a programação local e o monitoramento de ações, no sentido de mobilizar a equipe para a definição de metas, objetivos e estratégias visando implementar ações voltadas à melhoria contínua do acesso e da qualidade da ABS. Os objetivos desse minicurso são conh...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    03/Apr/2020
    Sabe-se que são necessários muitos investimentos na qualificação dos gestores em saúde, na perspectiva do desenvolvimento de ações continuas e permanentes, o que, certamente, implicará na qualidade da saúde pública no país. Nesse sentido é necessária a construção de novas abordagens/metodologias que favoreçam o profissional inserido na gestão de...
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
    03/Apr/2020
    O que é saúde? Esta parece uma pergunta simples para quem trabalha nesta área, mas é uma questão muito importante que os profissionais de saúde devem fazer à si mesmos para qualificar e dar embasamento às suas práticas. Neste curso o aluno é convidado a refletir sobre como a concepção saúde-doença determina o tipo de ação dos profissionais de sa...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    02/Apr/2020
    Para melhorar efetivamente os indicadores de saúde de uma determinada população, a equipes de Atenção Básica precisam desenvolver ações, que vão para além das consultas médicas, e permitam um melhor controle dos problemas, prevenção de doenças, e que, sobretudo, melhorem a condição de vida das pessoas. As atividades de grupo na Atenção Básica tê...
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
    03/Apr/2020
    A operacionalização de conceitos e diretrizes do SUS e da Atenção Básica em práticas de atenção nem sempre é tarefa fácil. Esse minicurso tem o objetivo de ajudar os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica a entender como o princípio da equidade, por exemplo, pode se expressar no equilíbrio entre atendimento à demanda espontânea e pro...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    02/Apr/2020
    O Ministério da Saúde vem desenvolvendo diretrizes, metodologias e instrumentos de apoio às equipes de Saúde visando à organização da Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde, buscando qualificar o cuidado de forma integral. Assim, fazem parte do escopo de profissionais da Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde aqueles que compõem as equipes de ...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    02/Apr/2020
    O Acolhimento é um fundamento e uma diretriz que possibilita o acesso universal e contínuo a serviços de saúde por meio de ferramentas que promovem vínculo, corresponsabilização utilizando a escuta qualificada, avaliação integral de necessidades de saúde e análise de vulnerabilidade. Porém existe um grande vácuo nesta discussão sobre como atende...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    02/Apr/2020
    Existe um grande vácuo na discussão sobre como atender os pacientes que chegam às unidades básicas de saúde com sinais e sintomas agudos que necessitam de uma intervenção imediata. Uma das ferramentas apontadas para serem utilizadas concomitantes ao acolhimento são os protocolos capazes de classificar e priorizar os atendimentos, diminuindo o te...