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142 RESULTADOS (1 a 10)
  • Spedo, Sandra Maria
    05/Jun/2020
    Buscou-se organizar a Disciplina, de forma articulada com a Atenção Integral e com a Educação na Saúde, a partir de atividades relacionadas ao cotidiano da Atenção Básica e com potencial para facilitar a reflexão sobre as práticas. Espera-se que esta disciplina, que tem carga horária de 45 horas, contribua para que desenvolvam competências para...
  • Fassa, Anaclaudia Gastal
    05/Jun/2020
    A disciplina de Produção do Conhecimento em Serviços de Saúde organiza-se em encontros presenciais e em EaD e visa compreender a aplicação crítica dos métodos científicos na produção de conhecimento no âmbito da saúde da família. Para isto, serão abordados os aspectos teóricos, metodológicos e técnicos relacionados a projetos de intervenção e i...
  • Resque, Sônia Nazaré Fernandes
    05/Jun/2020
    Ambientação na plataforma Moodle. O espaço de treinamento tem como objetivo familiarizar o cursista com a sala virtual em que ocorrerá o curso de Especialização em Saúde da Família. Contempla atividades, com base em leituras selecionadas ou recurso multimidiático para a compreensão da modalidade educativa em que a especialização foi organizada, ...
  • Castelo-Branco, Socorro
    05/Jun/2020
    O Módulo de Epidemiologia apresenta a Ciência Epidemiológica, o conceito de risco e mostra como utilizá-lo na elaboração de indicadores de saúde. Serão apresentados os principais tipos de estudos epidemiológicos, solicitando aos estudantes o levantamento da magnitude dos agravos no município onde desenvolve suas atividades.
  • Souza, Maria Liracy Batista de
    05/Jun/2020
    No módulo de Planejamento e Gestão na Atenção Primária da Saúde o aluno, sua equipe e a comunidade irão realizar o planejamento para enfrentamento dos problemas levantados durante o módulo Gestão de Processo de Trabalho. A finalidade do módulo será o projeto de intervenção, o qual tem como objetivo principal mudar a realidade local. Para elabor...
  • UNA-SUS/ UFMA, Universidade Aberta do SUS/ Universidade Federal do Maranhão
    05/Jun/2020
    Este recurso educacional integra o conjunto de objetos na área temática de Saúde Mental, ofertados pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um curso autoinstrucional, com carga horária sugerida de 30 horas. O curso é composto por uma unidade educacional e visa descrever os transtornos mentais graves e persistentes mais frequentes na atenção primária e o m...
  • Adriana, Elias
    05/Jun/2020
    Estima-se que no Brasil ocorram mais de 290 mil mortes ao ano em decorrência de doenças relacionadas ao tabagismo. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem um papel fundamental no auxílio às pessoas que desejam parar de fumar, para tanto, é muito importante que os profissionais atuantes na Atenção Básica à Saúde estejam preparados para oferecer este a...
  • Nilson, Luana Gabriele
    05/Jun/2020
    O Acolhimento é um fundamento e uma diretriz que possibilita o acesso universal e contínuo a serviços de saúde por meio de ferramentas que promovem vínculo, corresponsabilização utilizando a escuta qualificada, avaliação integral de necessidades de saúde e análise de vulnerabilidade. Porém existe um grande vácuo nesta discussão sobre como atende...
  • Ortiga, Angela Maria Blatt
    05/Jun/2020
    Existe um grande vácuo na discussão sobre como atender os pacientes que chegam às unidades básicas de saúde com sinais e sintomas agudos que necessitam de uma intervenção imediata. Uma das ferramentas apontadas para serem utilizadas concomitantes ao acolhimento são os protocolos capazes de classificar e priorizar os atendimentos, diminuindo o te...
  • Santos, Rozilda dos
    05/Jun/2020
    Neste minicurso a proposta é fazer uma reflexão sobre o conceito de “cidadania” e conhecer as diferenças entre conceitos importantes para o trabalho na Estratégia Saúde da Família como “participação social”, “controle social” e “participação popular” em saúde. O objetivo geral do curso é discutir sobre o papel das equipes de Saúde da Família no ...