Página de busca














Adicionar novo filtro:

32 RESULTADOS (1 a 10)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    14/Feb/2019
    Terceiro curso do Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do SUS, que tem como proposta: discutir o papel do regulador enquanto agente fomentador, articulador e integrador dos pontos de atenção da Rede de Saúde; estimular os trabalhadores-estudantes a incorporarem a produção do cuidado à prática dos reguladores na central de reg...
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    16/Jan/2019
    Segundo curso do Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do SUS, que tem como proposta orientar os trabalhadores-estudantes no planejamento do acesso aos serviços de saúde com base nos conceitos das Redes de Atenção à Saúde (RAS), neste sentido pretende-se alinhar conceitos e conhecer os instrumentos e as ferramentas que são pro...
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    16/Jan/2019
    Quarto curso do Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do SUS e tem como propostas fomentar a discussão sobre o papel do regulador nos diversos pontos de atenção na rede assistencial, especialmente com as centrais de regulação hospitalar; orientar a utilização de estratégias para enfrentar as dificuldades na operacionalização d...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    08/Jan/2015
    Este material contempla a disciplina obrigatória " Planejamento e avaliação das ações em saúde" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina tem como objetivo a discussão do processo do planejamento em saúde, desde a identificação dos problemas de saúde até o monitoramento e avaliação das ações nesse setor, e...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    08/Jan/2015
    O Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família é oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais por meio do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon – Programa Ágora). Confere ao formando o título de Especialista Estratégia Saúde da Família. Abrange uma carga horária de 360 horas, 180 horas em disciplinas obrigatórias e mínim...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    14/May/2014
    O exercício sistemático do planejamento potencializa o alcance dos objetivos por reduzir as incertezas envolvidas no processo decisório. Trata-se de um processo contínuo de pensar o futuro, o que implica tomada de decisão permanente dentro de um contexto que sofre influências constantes. Sua riqueza está no processo de análise de uma realidade, ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    15/Oct/2012
    O vídeo demonstra os aspectos envolvidos na implantação da Estratégia Saúde da Família. Trata de aspectos externos à atuação dos profissionais, próprios da gestão. Discute sobre o processo de trabalho das equipes de saúde da família com vistas à interdisciplinaridade. Equipes de Saúde da Família têm um grande desafio: dar conta do potencial reso...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    15/Oct/2012
    Este vídeo mostra como operacionalizar um planejamento estratégico. Conhecerá sobre a construção de um plano ou projeto que auxilia a Equipe de Saúde da Família a identificar os principais problemas da sua área de abrangência, formulando um conjunto de ações que possa reduzir e/ou eliminar esses problemas, melhorando a saúde e a vida dos morador...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    18/Sep/2012
    O objeto mostra que a saúde precisa ser entendida como um problema social, já que a solução depende da atuação de mais de uma política pública setorial. Comenta sobre ações transdisciplinares, intersetoriais e coletivas, assim como as mudanças provocadas por essa nova concepção de atuar em saúde. Discorre sobre as abordagens de integração e a co...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    18/Sep/2012
    O objeto inicia esclarecendo que o acolhimento se estabelece como uma forma de reconhecer a capacidade de todos os membros de uma equipe para atuar sobre os problemas de saúde, exercendo a clínica dentro de suas competências profissionais específicas. Destaca ainda que se trata de um processo de encontro entre indivíduo/família/comunidade e trab...