Página de busca
Refinar busca
- Acervo
- 5 Vídeo
- 2 Material multimídia
- 2 Texto
- 1 Trabalho de conclusão de curso
- Area Temática
- 4 Alimentação e Nutrição
- 4 Promoção da Saúde
- 4 Vigilância em Saúde
- 3 Saúde do Idoso
- 2 Acidentes e Violência
- . próximo >
- Público-alvo: ocupação
- 16 Enfermeiro
- 16 Profissionais da educação física
- 16 Psicólogo clínico
- 14 Educador social
- 14 Médico geriatra
- . próximo >
- Tipo de recurso
- 10 Material multimídia
- 4 Animação
- 2 Texto
- 1 Backup de Moodle
- 1 Pacote Padrão UNA-SUS (PPU)
- . próximo >
20 RESULTADOS (1 a 10)
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)14/May/2014Tópico 1 – A hora de brincar com as palavras O tópico tem como objetivo, por meio da análise do significado dos termos, categorizar o conceito de atenção primária da saúde, justificando assim a opção por essa nomenclatura. Expõe a origem da mesma, na língua inglesa – primary care – reforçando o sentido de primordial ou principal e afastando-se ...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)14/May/2014Tópico 1 – Organização Social O tópico analisa a relação entre o que somos e o modo de organização dos poderes hegemônicos mundiais nas diferentes épocas, mostrando a vinculação entre a organização da produção de bens e da economia aos processos de geração de doenças, a dependência em relação aos países hegemônicos e as características próprias...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)14/May/2014Tópico 1 – A Epistemologia da Saúde: as diversas formas de pensar saúde O tópico apresenta a definição de epistemologia, enquanto disciplina que organiza a forma de pensar, os paradigmas e as diversas linhas de pensamento epistemológico para estabelecer importância de analisar, epistemologicamente, a atuação na área de saúde, exemplificando por...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)14/May/2014Tópico 1 – Premissas iniciais O tópico apresenta as três premissas condicionantes da possibilidade de construção do SUS: a primeira origina-se do movimento da Medicina Social, no século XIX, estabelecendo a determinação social das condições de saúde e da visão contrária, que veio a se constituir o modelo hegemônico unicausal, advinda da teoria ...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)14/May/2014Tópico 1 – A Estratégia Saúde da família como APS Ampliada O tópico apresenta a opção teórica e política do MS pela Atenção Básica de Saúde como forma estruturante de organização do modelo, sendo a Estratégia Saúde da Família a opção operacional de sua implantação e consolidação, por ter base territorial e comunitária, colocando a família na so...
-
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)14/Dec/2016Neste vídeo são apresentados os objetivos da anamnese social, que são: conhecer o cotidiano do paciente e traçar um perfil socioeconômico deste, assim como alguns tópicos essenciais para auxiliar o trabalho dos profissionais de saúde, tais como: dados pessoais, demográficos, familiares, habitacionais, culturais, sanitários, entre outros.
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)03/Dec/2019conteúdo deste curso visa oportunizar a identificação e a compreensão da violência entre parceiros íntimos no processo de trabalho dos profissionais na Atenção Básica. Convidamos você a refletir sobre a sua prática e as possibilidades de atuar frente a esta problemática ainda pouco visível , no contexto de atuação dos profissionais da Atenção ...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)04/Dec/2019Diante da relevância de conhecer as repercussões que a situação de violência pode causar, o presente curso tem como objetivo apresentar os tipos de violência doméstica contra as pessoas idosas, os sinais da sua ocorrência e impactos na saúde, e, a partir das políticas públicas vigentes, identificar estratégias para o seu enfrentamento junto à re...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)14/May/2014Tópico 1 – Definições O tópico define portfólio como instrumento contendo as diferentes produções do aluno, realizadas durante o curso, expressando sua aprendizagem, reflexões e dúvidas, que expressam o processo de aprendizagem. Define a prática pedagógica relacionada ao portfólio como metacognição. Apresenta o conceito de avaliação relativo a ...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)09/Apr/2014Este material busca fornecer fundamentação teórica, sistematização da metodologia do trabalho científico como suporte para a construção do portfólio e orientação técnica-metodológica para elaboração do TCC.