FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A educação permanente como estratégia formativa para tutores em educação a distância: a experiência da UNA-SUS Mato Grosso do Sul
(dc.type )
Documento institucional
(dc.contributor.author )
De Carli, Alessandro Diogo
Kodjaoglanian, Vera Lúcia
Loureiro, Marisa Dias Rolan
Moraes, Sílvia Helena Mendonça de
Nascimento, Débora Dupas Gonçalves do
(dc.date.issued )
2017
(dc.date.available )
2018-06-25T22:33:37Z
(dc.date.accessioned )
2018-06-25T22:33:37Z
(dc.rights.holder )
Alessandro Diogo De Carli
Débora Dupas Gonçalves do Nascimento
Marisa Dias Rolan Loureiro
Sílvia Helena Mendonça de Moraes
Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA)
Vera Lúcia Kodjaoglanian
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10590
(dc.format.extent )
17 p.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Secretaria Executiva da UNA-SUS
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Educação Continuada
Educação a Distância
(dc.published.previously )
Sim
(dc.rights.type )
Licença própria
(dc.description.abstract )
Trata-se de um capítulo do livro "Experiências exitosas da Rede UNA-SUS". A busca pela qualificação permanente dos tutores é uma das metas do curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) da Fiocruz Mato Grosso do Sul/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UNA-SUS, para o efetivo desenvolvimento das ações pedagógicas e metodológicas propostas em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP). Este capítulo relata a experiência e as estratégias formativas realizadas junto aos tutores do CEABSF em educação a distância (EAD), utilizando metodologias ativas e a plataforma Moodle, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS). Foram desenvolvidas três formações de tutores com vistas à mediação pedagógica e avaliação em EAD, em consonância com o trabalho em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde e da Estratégia de Saúde da Família. Atualmente, são 70 tutores, e a EPS ocorre de forma contínua, o que tem possibilitado apropriação dos tutores ao PPP, bem como um fazer docente que considere a singularidade dos estudantes, para um melhor processo ensino-aprendizagem.
(dc.rights.license )
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(unasus.learningResourceType )
Capítulo de livro
(dc.title )
A educação permanente como estratégia formativa para tutores em educação a distância: a experiência da UNA-SUS Mato Grosso do Sul
(dc.identifier )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9877