FICHA TÉCNICA DO RECURSO
A educação permanente como estratégia formativa para tutores em educação a distância: a experiência da UNA-SUS Mato Grosso do Sul
Autor(es):
Resumo:
Trata-se de um capítulo do livro "Experiências exitosas da Rede UNA-SUS".
A busca pela qualificação permanente dos tutores é uma das metas do curso de especialização
em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) da Fiocruz Mato Grosso do Sul/
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UNA-SUS, para o efetivo desenvolvimento das
ações pedagógicas e metodológicas propostas em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Este capítulo relata a experiência e as estratégias formativas realizadas junto aos tutores
do CEABSF em educação a distância (EAD), utilizando metodologias ativas e a plataforma
Moodle, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS). Foram desenvolvidas três
formações de tutores com vistas à mediação pedagógica e avaliação em EAD, em consonância
com o trabalho em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde e da Estratégia de Saúde da
Família. Atualmente, são 70 tutores, e a EPS ocorre de forma contínua, o que tem possibilitado
apropriação dos tutores ao PPP, bem como um fazer docente que considere a singularidade
dos estudantes, para um melhor processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Educação a Distância
Educação Continuada
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Educação (I02 )
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Educação (I02 )
- Educação Profissionalizante (I02.358 )
Termos de uso:
É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou para qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais dos textos e imagens desta obra é da UNA-SUS/UFMA.
Copyright @ UFMA/UNA-SUS, 2017. Todos os direitos reservados.
Data de submissão:
25/Jun/2018
Aparece na coleção: