FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Ações coletivas voltadas à promoção da saúde da criança à prevenção de doenças bucais na infância para dentista
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Saúde da Criança
Autor
(dc.contributor.author
)
Carcereri, Daniela Lemos
Döhms, Marcela Ceci
Faccin, Deniz
Lorenzzoni, Daniela
Miranda, Carla
Souza, Ana Izabel Jatobá de
Tognoli, Heitor
Avaliação do recurso educacional
(unasus.evaluation
)
2012::Elza Berger Salema Coelho::expert
2012::Marcia Regina Luz::expert
2012::Sheila Rubia Lindner::expert
Carga horária
(unasus.typicalLearningTime
)
5h
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2012
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2014-08-21T19:23:18Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2014-08-21T19:23:18Z
Designer gráfico
(dc.contributor.graphicalDesigner
)
Alves, Maraysa
Designer instrucional
(dc.contributor.instructionalDesigner
)
Vieira, Marlete
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1378
Extensão
(dc.format.extent
)
Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde da criança: Ações coletivas voltadas à promoção da saúde da criança à prevenção de doenças bucais na infância para dentista. Unidade 3 do módulo 11 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Ilustrador de EaD
(dc.contributor.eadIllustrator
)
Alves, Maraysa
Paschoal, Rafaella Volkmann
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Nível educacional
(dc.audience.educationLevel
)
Educação superior
Objetivos de aprendizagem
(unasus.educationalDescription
)
•Contextualizar as políticas públicas de saúde relativas à Atenção Integral à Saúde da Criança no cenário brasileiro, reconhecendo a condição de vulnerabilidade infantil.
•Compreender as questões que circundam a criança e os distintos ambientes em que ela vive, identificando a influência exercida pelo meio ambiente e pela família no processo saúde/doença da criança para planejar ações que promovam qualidade de vida e segurança para a criança e sua família.
•Identificar possibilidades de realização de trabalho coletivo e interdisciplinar em saúde bucal com crianças e desenvolver ações coletivas voltadas à promoção da saúde da criança e à prevenção de doenças bucais na infância.
•Reconhecer as ações individuais no cuidado aos principais agravos à saúde bucal da criança.
•Compreender a rede de atenção básica e os encaminhamentos de referência à atenção secundária e terciária e contrarreferência na Atenção Integral à Saúde da Criança.
•Identificar possibilidades de trabalho interdisciplinar na atenção básica por meio do relato de experiências exitosas para subsidiar uma prática profissional fundamentada pela integralidade do cuidado.
Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde da criança: Ações coletivas voltadas à promoção da saúde da criança à prevenção de doenças bucais na infância para dentista. Unidade 3 do módulo 11 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Atenção à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Criança
Saúde da Família
Patrocinador
(dc.description.sponsorship
)
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
Público-alvo : contexto
(dc.audience.context
)
Dentistas que atuam na Estratégia Saúde da Família.
Público-alvo: ocupação
(dc.audience.occupation
)
Cirurgião dentista - clínico geral
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Cessão parcial não exclusiva
Requisitos técnicos
(unasus.technicalRequirement
)
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Resumo
(dc.description.abstract
)
Tópico 1 – Atividades em escolas e creches
O tópico mostra que uma das primeiras ações coletivas em Odontologia no Brasil foi a atenção aos escolares, sendo que hoje tais ações se dão a partir de novos pressupostos, de acordo com os PCNs e PSE, necessitando, todavia, ainda de amadurecimento. A seguir apresenta possibilidades de atividades coletivas usando como exemplo a escovação, mostrando a importância de ressignificar tais ações por meio do trabalho em equipes interdisciplinares, conforme parâmetros de práticas pedagógicas de educação em saúde. Apresenta, também: os princípios metodológicos para realização de atividades de educação em saúde, enfatizando a necessidade de estabelecer relações de diálogo; sugestões de atividades de educação em saúde bucal, associadas à proposta curricular de ensino e ao projeto político pedagógico, necessidade de avalição do trabalho realizado; as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal; a importância do trabalho em equipe com ASB e ACS.
Tópico 2 – Trabalho em escolas e creches: considerações gerais
O tópico apresenta a importância da realização de atividades de educação em saúde bucal, de forma dialógica e integrativa com demais profissionais ESF, e de seus registros para avaliação e redirecionamento, os questionamentos que devem permear o processo com vistas a romper resistências e promover novas linhas de ação.
Tópico 3 – Método de prevenção de cáries
O tópico trata da aplicação, em âmbito coletivo, de métodos de prevenção de cáries: fluoretação das águas de abastecimento público, flúor gel acidulado, verniz fluoretado, solução para bochecho, conforme previsto na Política Nacional de Saúde Bucal. Apresenta, também, dados numéricos sobre esse trabalho preventivo conforme faixa etária, informações sobre dentifrícios e escovação.
Tópico 4 – Ações de educação em Saúde Bucal
O tópico aborda as ações coletivas de educação em saúde bucal dirigidas aos pais e cuidadores familiares, assim como as ações desenvolvidas nas UBS, a importância e eficácia do trabalho em grupos, seus principais objetivos e diferentes formatos, as parcerias com NASF e outros atores sociais, visando todas as fases do desenvolvimento da criança. Trata, também, das ações de acompanhamento familiar, em parceria com ACS, ações programáticas e diferentes estratégias.
Tópico 5 – Trabalho coletivo na comunidade
O tópico aborda o trabalho integrado com ACS em diferentes espaços da comunidade, da necessidade de ampliação do acesso à informação, da importância de medidas para motivar, sensibilizar acompanhar e divulgar a educação em saúde bucal. Trata, também, da formação técnica para ações em saúde bucal, do trabalho conjunto com ACS em visitas programáticas e de acompanhamento, com rotinas facilitadoras, da necessidade de educação permanente, monitoramento e avaliação das atividades desenvolvidas, terminando com uma reflexão sobre o tema.
Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde da criança: Ações coletivas voltadas à promoção da saúde da criança à prevenção de doenças bucais na infância para dentista. Unidade 3 do módulo 11 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Material multimídia
Título
(dc.title
)
Ações coletivas voltadas à promoção da saúde da criança à prevenção de doenças bucais na infância para dentista
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/10413/mod_resource/content/5/unidade3/top1_1.html
Versão do recurso educacional
(dc.description.version
)
2.0
possui parte
(dc.relation.haspart
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1170
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