Navegando por Público-alvo : "Educador social"

107 RESULTADOS (36 a 45)
  • Boing, Antonio Fernando
    28/Jun/2014
    O tópico apresenta a definição de epidemiologia, assim como a etimologia do termo e mostra: as áreas de conhecimento que congrega – estatística, ciências da saúde e ciências sociais; suas áreas de atuação – ensino, pesquisa avaliação de procedimentos em serviços de saúde, vigilância diagnóstico e acompanhamento do sistema de saúde; os diferentes...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Definindo o Projeto de Saúde no Território. O tópico mostra o PST como estratégia de orientação e organização do trabalho de equipes de saúde na criação de espaços democráticos de participação social e de emancipação de sujeitos e comunidades por meio da discussão coletiva das necessidades de saúde no território. Trata o PST como cata...
  • Hallal, Ana Luiza Curi
    04/Dec/2019
    Apresentaremos, nesse módulo, os principais tópicos da prevenção e do controle do tabagismo, passando pela identificação, pelo diagnóstico e pela avaliação da pessoa tabagista, além do tratamento do tabagismo na Atenção Básica. A primeira unidade desse módulo comentará a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e as ações desenvolvidas pelo ...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    04/Aug/2015
    A unidade mostra que importantes estudos sobre violência, principalmente perpetrada contra a mulher, surgiram nas últimas décadas, atestando a gravidade do problema no âmbito da saúde pública, suas consequências físicas e psíquicas. Apresenta: a definição de violência, segundo a OMS; as diferentes teorias para entender a violência, privilegiand...
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    06/Apr/2022
    Este recurso educacional compõe o curso Saúde da Pessoa com Deficiência na Infância ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um e-book no formato PPU com objetivo de levar o leitor compreender o desenvolvimento infantil, o atraso no desenvolvimento infantil e o risco para o desenvolvimento infantil (riscos ambientais, riscos biológicos e riscos e...
  • Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
    09/Apr/2014
    Tópico 1 - Educação permanente em saúde e desenvolvimento do projeto terapêutico singular O tópico apresenta os objetivos da Política Nacional de Educação em Saúde, visando não apenas a capacitação de profissionais, mas também uma reflexão contínua sobre e para ações abrangentes de aprendizagem coletiva, compartilhando saberes, estabelecendo no...
  • Boing, Antonio Fernando
    14/May/2014
    O objetivo deste módulo foi motivar e instrumentalizar você para utilizar os conceitos e ferramentas da Epidemiologia no desenvolvimento de suas atividades na Unidade de Saúde e junto à comunidade. Por isso, você conheceu os conceitos básicos e os principais usos e aplicações da Epidemiologia. Além disso, você estudou a respeito: dos conceitos d...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    14/May/2014
    Tópico 1 – A Estratégia Saúde da família como APS Ampliada O tópico apresenta a opção teórica e política do MS pela Atenção Básica de Saúde como forma estruturante de organização do modelo, sendo a Estratégia Saúde da Família a opção operacional de sua implantação e consolidação, por ter base territorial e comunitária, colocando a família na so...
  • Oliveira, Caroline Schweitzer de
    04/Aug/2015
    Apresenta o conceito, a forma de estruturação e o funcionamento de Redes de Atenção, mostrando os serviços que a compõem, destacando a necessidade de sua construção a partir da realidade local, com atendimento articulado e vínculos formalizados entre os diferentes setores. Mostra como a rede está voltada para atividades de sensibilização e human...
  • Lacerda, Josimari Telino de
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Processos de Trabalho em Atenção Básica O tópico mostra que o trabalho das EFSs está especificado pelo MS por meio da Portaria 2488/2001, definindo a política de AB em doze itens, sendo os quatro primeiros referentes à atualização mensal de informações na perspectiva da vigilância em saúde por diversos atores, apresentando com o exem...