Navegando por Público-alvo : "Educador social"

107 RESULTADOS (83 a 92)
  • Lacerda, Josimari Telino de
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Introdução O tópico mostra: como o trabalho das ESF depende tanto da equipe quanto de aspectos externos da gestão central; como refletir por meio da interdisciplinaridade para resolver os problemas; como as ESFs reorganizam a prática da AB nas UBS, os princípios dos processos de trabalho das equipes multiprofissionais, da territorial...
  • Lacerda, Josimari Telino de
    14/May/2014
    Nesta unidade, é apresentado os conceitos relacionados à atuação da Equipe de Saúde da Família e sua integração com o NASF. Toda a reflexão foi orientada para o processo de trabalho na concepção ampliada de saúde, que orienta os princípios finalísticos, doutrinários e organizacionais do SUS. Abordamos questões específicas da atuação na Atenção ...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    21/Mar/2014
    O módulo sobre Projeto Saúde no Território apresenta os elementos teórico-metodológicos desta ferramenta de trabalho articulado entre a equipe de Saúde da Família, a equipe do NASF e os demais atores envolvidos com a produção de saúde num contexto mais ampliado. São abordados a cogestão e o trabalho em redes e apresentadas algumas experiências d...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Experiências em Itapajé – CE e em Campinas – SP O tópico relata duas experiências: uma em que ESF/NASF desenvolvem PST em Itapajé – CE e outro no Centro Social Campinas – SP, com estagiário do curso de Medicina, criando um PTS coletivo com famílias em situação de vulnerabilidade bastante similar a um PST. Tópico 2 – Um exemplo de PS...
  • Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
    21/Mar/2014
    Este módulo busca contribuir para o desenvolvimento das habilidades voltadas à compreensão, à formulação e ao desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular visando a ampliação da resolubilidade da assistência na Atenção Básica à saúde. Procuramos, também, contribuir para a sensibilização quanto à relevância dessa ferramenta para a equipe do Nú...
  • Gabriel, Cristine Garcia
    04/Dec/2019
    Neste curso vamos definir e contextualizar a temática da Promoção da Alimentação Saudável (PAS), a fim de colaborar com sua prática profissional, em conformidade com o contexto político e social do Brasil. Nosso objetivo é correlacionar a PAS com os conceitos de Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), Segurança Alimentar e Nutricional (S...
  • Castanhel, Marcia Sueli Del
    04/Dec/2019
    Apresentamos a importância e os benefícios da amamentação para a mãe, a criança, a família e a sociedade. Além disso, veremos as políticas públicas e os marcos legais que protegem e promovem o aleitamento materno. Abordamos, nesse estudo, as ações de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno propostas para serem realizadas por todo...
  • Boing, Alexandra Crispim
    04/Dec/2019
    O Uso Racional de Medicamentos (URM) tem sido bastante debatido pelo fato de as escolhas racionais terem impacto na eficiência do serviço e na resolutividade terapêutica, contribuindo para a prescrição e a utilização de medicamentos de modo mais racional. Montamos esse módulo para apresentar a você um panorama do URM e ferramentas que o auxilia...
  • Lindner, Sheila Rubia
    14/May/2014
    Tópico 1 – Definições O tópico define portfólio como instrumento contendo as diferentes produções do aluno, realizadas durante o curso, expressando sua aprendizagem, reflexões e dúvidas, que expressam o processo de aprendizagem. Define a prática pedagógica relacionada ao portfólio como metacognição. Apresenta o conceito de avaliação relativo a ...
  • Lacerda, Josimari Telino de
    28/Jun/2014
    Unidade 1- O que é processo de trabalho na concepção ampliada de saúde? Tópico 1 – Atendimento Integral e Interdisciplinaridade O tópico apresenta as EFS originais, compostas por médico, enfermeiro e odontólogo, como passo importante na reversão do modelo de saúde com foco biomédico na cura sua substituição pelo modelo de determinação social, ...