Navegando por Palavras-chave DeCS: "Educação a Distância"

340 RESULTADOS (206 a 225)
  • Universidade Federal do Ceará - UNA-SUS/UFC
    09/Aug/2015
    Apresenta as principais habilidade pessoais que um tutor deve possuir para desempenhar suas funções.
  • Lacerda, Josimari Telino de
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Educação Permanente como meio de mudança O tópico aborda a necessidade de romper com o modelo de formação profissional em saúde, especializado e fragmentado, mostrando NASF e ESF com a nova abrangência das equipes multiprofissionais e da necessidade de formá-las e instrumentalizar profissionais por meio da Educação Permanente em Saúd...
  • Boing, Antonio Fernando
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Indicadores de Saúde: Tipos e Aplicação O tópico apresenta a definição de indicadores de saúde diferenciando-os dos índices que têm múltiplas dimensões. Mostra que a qualidade dos indicadores depende de sua validade, confiabilidade, mensurabilidade, relevância e relação custo-efeito. São apresentadas as principais modalidades de indi...
  • Dahmer, Alessandra
    05/Jun/2020
    Módulo que aborda a modalidade de Educação à Distância; o ambiente virtual moodle, e as cidades virtuais, as quais foram desenvolvidas para o curso de especialização em saúde da família da UNASUS-UFCSPA; retoma o papel do aluno e do tutor, dentro do processo de ensino-aprendizagem, na modalidade de Educação à Distância; e a importância desta mo...
  • Dahmer, Alessandra
    05/Jun/2020
    Módulo que aborda a modalidade educacional de ensino à distância, suas tecnologias de comunicação e informação, bem como destaca a importância do tutor como mediador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, nesta modalidade educacional; Apresenta também como se dá a utilização das cidades virtuais, como ambientação das situações context...
  • Costa, Márcia Rosa da
    02/Feb/2020
    Videoaula que aborda a importância do papel do tutor no processo de ensino-aprendizagem na modalidade de Educação à Distância; quem é este profissional e como se dá a sua atuação dentro dos cursos de especialização da UNASUS/UFCSPA.
  • Bitu, Vaneska de Lima
    04/Dec/2018
    A Estratégia Saúde da Família consiste em um modelo de atenção que envolve o indivíduo, a família e a comunidade, sendo pautado nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): Universalidade, Integralidade e Equidade. Em virtude de a integralidade atuar como um dos pilares da atenção básica surgiu o meu interesse em trabalhar com essa temática, ...
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    29/Dec/2014
    Este material compõe o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta os conhecimentos necessários das mídias e tecnologias no ambiente virtual de aprendizagem que requerem o conhecimento básico do aluno.
  • Farias, Mareni Rocha
    07/Jun/2013
    O vídeo apresenta os diversos atores envolvidos na organização do Curso e a estrutura adotada para a oferta de 2000 vagas a farmacêuticos atuantes no SUS para a formação em gestão da Assistência Farmacêutica.
  • França, Rômulo Martins
    04/Jul/2012
    Módulo 01 do curso de especialização em Saúde da Família, da UNA-SUS/UFMA, expõe os conceitos, princípios, processo de interação, docência e tutoria em Educação a Distância, de forma a provocar uma reflexão crítica sobre essa modalidade de educação. Aborda-se as características do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, o sistema Moodle e as su...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    22/Nov/2016
    Caro aluno, apresentamos neste primeiro módulo o Curso de Especialização Multipro ssional na Atenção Básica. Você conheceu o curso que é oferecido a distância e fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Ele é destinado a pro ssionais de nível superior da área da saúde ...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    No tópico, são apresentados o conceito e as característica dos cursos de EaD: facilidade de acesso a oportunidades educacionais; emprego de tecnologias inovadoras de ensino/aprendizagem; material didático inovador levando em conta as necessidades do aluno; economia; ampliação de acesso ao conhecimento; flexibilidade e novas formas de interação p...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    Neste tópico, são apresentados os três eixos integradores que constroem os módulos de aprendizagem, atendendo às necessidades da formação de especialistas em Saúde de Família. O primeiro oferece informação e fundamentação teórica para reconhecimento da realidade da comunidade, da Unidade Básica de Saúde, da equipe, do sistema de coleta de inform...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    O tópico mostra como estudar em de cursos a distância, abordando o conceito de aprendizagem, norteador do curso, que entende educação como processo de interação, colaborativo e transformador, envolvendo, no caso da EaD, a apropriação tecnológica do conhecimento, via internet, em ambiente virtual. Tal processo, centrado na figura do aluno, respon...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    Tópico 1 – Dinâmica do Curso Este tópico apresenta a dinâmica do curso, com seu modelo de mídias integradas que visam à construção coletiva do conhecimento do estudante por meio da interação entre a educação e o trabalho, bem como ao aprofundamento teórico dos temas tratados, o desenvolvimento das expressões oral e escrita e à reflexão sobre a ...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    O tópico aborda o referencial pedagógico, apresentando a opção do curso pela pedagogia problematizadora e pela educação para o trabalho, promovendo uma visão contextualizada do indivíduo com vistas a equilibrar a preocupação com parâmetros técnicos e a atuação mecânica, comum na área de saúde, procurando, assim, levar o profissional a questionar...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    21/Mar/2014
    No tópico, são mostrados o objetivo do curso e o perfil do profissional a ser por ele formado. Atendendo às intenções da Atenção Básica, da Política Nacional de Saúde, é apontado o foco do curso na formação de profissionais capacitados a atuar, junto ao SUS, em programas de dimensão nacional que promovem atenção, cada vez maior e melhor qualific...
  • Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Introdução ao Projeto Terapêutico Singular (PTS) O Tópico apresenta o PTS, forma de organizar gestão do cuidado na AB, como ferramenta de viabilização do diálogo interativo entre profissionais, permitindo compartilhamento de casos e acompanhamento longitudinal de responsabilidade equilibrada. Mostrando que, para a construção do PTS –...
  • Martini, Jussara Gue
    21/Aug/2014
    O tópico mostra que o aumento do tempo de vida, traz novos conhecimentos a respeito de diferentes questões de saúde da crescente população de idosos, mostrando dados da OMS que caracterizam os desafios da saúde pública para a construção de uma vida ativa e autônoma no envelhecimento, sendo necessária a implementação de políticas públicas voltada...