FICHA TÉCNICA DO RECURSO

MODIFICAÇÃO DO AGENDAMENTO DE CONSULTAS NO USF RAIMUNDO AGRIPINO: AUMENTANDO OS ATENDIMENTOS E DIMINUINDO AS FILAS DE ESPERA
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Políticas de Saúde e Planejamento
(dc.contributor.author )
Torres, Flavia de Queiroz Bessa
(dc.date.accepted )
2014-11-30
(dc.date.available )
2018-01-18T15:24:01Z
(dc.date.accessioned )
2018-01-18T15:24:01Z
(dc.rights.holder )
FLAVIA DE QUEIROZ BESSA TORRES
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10119
(dc.format.extent )
15 páginas.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Fundação Oswaldo Cruz - Unidade Cerrado Pantanal
(dc.contributor.advisor )
CHRISTOFOLETTI, GUSTAVO
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇO
(dc.subject.decs )
Política de Saúde
Serviços de Saúde
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
Diante da experiência prática deste ano de exercício da medicina de família na unidade de saúde foi aos poucos sendo organizado o projeto de intervenção que gostaria de realizar como legado e melhoria para unidade a que exerço a medicina. Observei durante algum tempo a dificuldade de acesso dos pacientes as consultas e as filas a que estes eram submetidos, os riscos ao sair na madrugada para a unidade, antes mesmo da unidade abrir, na tentativa de conseguir uma consulta com um profissional adequado a sua demanda, sendo muitas vezes equivocada a marcação ou dificultada pela forma de agendamento a que estes eram submetidos. A escuta rápida e sem muita resolutividade aos pacientes que tinham a chance de conseguir estar entre as quarenta senhas distribuídas por turno, descrita pelos próprios pacientes, davam a nítida sensação do distanciamento a que estes eram colocados dos profissionais de saúde que os atenderiam. Após minuciosa observação defini metas com o intuito de reduzir o distanciamento da população ao serviço de saúde e dar a ela um atendimento de melhor qualidade; passando para a população que ao chegar em qualquer horário na unidade, qualquer paciente, poderia fazer o seu agendamento retirando do inconsciente coletivo a ideia de que seria necessário estabelecer filas quilométricas e estar na porta da unidade antes do seu horário de funcionamento para conseguir realizar o seu agendamento e melhorando assim a relação entre servidores da saúde e população atendida. Durante a construção deste projeto de intervenção foram sendo criados entraves, barreiras e obstáculos que fizeram com que este projeto não fosse aplicável a unidade a que ele foi pensado, sendo, no entanto, um manual para as unidade que estando em condições semelhantes tenham a abertura a mudança e desejo de melhoria do acesso da população aos moldes das diretrizes e bases estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde.
(dc.rights.license )
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
MODIFICAÇÃO DO AGENDAMENTO DE CONSULTAS NO USF RAIMUNDO AGRIPINO: AUMENTANDO OS ATENDIMENTOS E DIMINUINDO AS FILAS DE ESPERA