FICHA TÉCNICA DO RECURSO
MODIFICAÇÃO DO AGENDAMENTO DE CONSULTAS NO USF RAIMUNDO AGRIPINO: AUMENTANDO OS ATENDIMENTOS E DIMINUINDO AS FILAS DE ESPERA
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Políticas de Saúde e Planejamento
Autor
(dc.contributor.author
)
Torres, Flavia de Queiroz Bessa
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2014-11-30
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2018-01-18T15:24:01Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2018-01-18T15:24:01Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
FLAVIA DE QUEIROZ BESSA TORRES
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10119
Extensão
(dc.format.extent
)
15 páginas.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Fundação Oswaldo Cruz - Unidade Cerrado Pantanal
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
CHRISTOFOLETTI, GUSTAVO
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇO
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Política de Saúde
Serviços de Saúde
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de Cessão UNA-SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Diante da experiência prática deste ano de exercício da medicina de família na unidade de saúde foi aos poucos sendo organizado o projeto de intervenção que gostaria de realizar como legado e melhoria para unidade a que exerço a medicina. Observei durante algum tempo a dificuldade de acesso dos pacientes as consultas e as filas a que estes eram submetidos, os riscos ao sair na madrugada para a unidade, antes mesmo da unidade abrir, na tentativa de conseguir uma consulta com um profissional adequado a sua demanda, sendo muitas vezes equivocada a marcação ou dificultada pela forma de agendamento a que estes eram submetidos. A escuta rápida e sem muita resolutividade aos pacientes que tinham a chance de conseguir estar entre as quarenta senhas distribuídas por turno, descrita pelos próprios pacientes, davam a nítida sensação do distanciamento a que estes eram colocados dos profissionais de saúde que os atenderiam. Após minuciosa observação defini metas com o intuito de reduzir o distanciamento da população ao serviço de saúde e dar a ela um atendimento de melhor qualidade; passando para a população que ao chegar em qualquer horário na unidade, qualquer paciente, poderia fazer o seu agendamento retirando do inconsciente coletivo a ideia de que seria necessário estabelecer filas quilométricas e estar na porta da unidade antes do seu horário de funcionamento para conseguir realizar o seu agendamento e melhorando assim a relação entre servidores da saúde e população atendida. Durante a construção deste projeto de intervenção foram sendo criados entraves, barreiras e obstáculos que fizeram com que este projeto não fosse aplicável a unidade a que ele foi pensado, sendo, no entanto, um manual para as unidade que estando em condições semelhantes tenham a abertura a mudança e desejo de melhoria do acesso da população aos moldes das diretrizes e bases estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
MODIFICAÇÃO DO AGENDAMENTO DE CONSULTAS NO USF RAIMUNDO AGRIPINO: AUMENTANDO OS ATENDIMENTOS E DIMINUINDO AS FILAS DE ESPERA
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