FICHA TÉCNICA DO RECURSO
MODIFICAÇÃO DO AGENDAMENTO DE CONSULTAS NO USF RAIMUNDO AGRIPINO: AUMENTANDO OS ATENDIMENTOS E DIMINUINDO AS FILAS DE ESPERA
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Diante da experiência prática deste ano de exercício da medicina de família na unidade de saúde foi aos poucos sendo organizado o projeto de intervenção que gostaria de realizar como legado e melhoria para unidade a que exerço a medicina. Observei durante algum tempo a dificuldade de acesso dos pacientes as consultas e as filas a que estes eram submetidos, os riscos ao sair na madrugada para a unidade, antes mesmo da unidade abrir, na tentativa de conseguir uma consulta com um profissional adequado a sua demanda, sendo muitas vezes equivocada a marcação ou dificultada pela forma de agendamento a que estes eram submetidos. A escuta rápida e sem muita resolutividade aos pacientes que tinham a chance de conseguir estar entre as quarenta senhas distribuídas por turno, descrita pelos próprios pacientes, davam a nítida sensação do distanciamento a que estes eram colocados dos profissionais de saúde que os atenderiam. Após minuciosa observação defini metas com o intuito de reduzir o distanciamento da população ao serviço de saúde e dar a ela um atendimento de melhor qualidade; passando para a população que ao chegar em qualquer horário na unidade, qualquer paciente, poderia fazer o seu agendamento retirando do inconsciente coletivo a ideia de que seria necessário estabelecer filas quilométricas e estar na porta da unidade antes do seu horário de funcionamento para conseguir realizar o seu agendamento e melhorando assim a relação entre servidores da saúde e população atendida. Durante a construção deste projeto de intervenção foram sendo criados entraves, barreiras e obstáculos que fizeram com que este projeto não fosse aplicável a unidade a que ele foi pensado, sendo, no entanto, um manual para as unidade que estando em condições semelhantes tenham a abertura a mudança e desejo de melhoria do acesso da população aos moldes das diretrizes e bases estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde.
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Serviços de Saúde
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- Políticas, Planejamento e Administração em Saúde (SP1 )
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
- Sistema de Vigilância em Saúde (VS1 )
- Política Nacional de Vigilância Sanitária (VS1.001 )
Termos de uso:
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
Data de submissão:
18/Jan/2018
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