FICHA TÉCNICA DO RECURSO

MODIFICAÇÃO DO AGENDAMENTO DE CONSULTAS NO USF RAIMUNDO AGRIPINO: AUMENTANDO OS ATENDIMENTOS E DIMINUINDO AS FILAS DE ESPERA
Diante da experiência prática deste ano de exercício da medicina de família na unidade de saúde foi aos poucos sendo organizado o projeto de intervenção que gostaria de realizar como legado e melhoria para unidade a que exerço a medicina. Observei durante algum tempo a dificuldade de acesso dos pacientes as consultas e as filas a que estes eram submetidos, os riscos ao sair na madrugada para a unidade, antes mesmo da unidade abrir, na tentativa de conseguir uma consulta com um profissional adequado a sua demanda, sendo muitas vezes equivocada a marcação ou dificultada pela forma de agendamento a que estes eram submetidos. A escuta rápida e sem muita resolutividade aos pacientes que tinham a chance de conseguir estar entre as quarenta senhas distribuídas por turno, descrita pelos próprios pacientes, davam a nítida sensação do distanciamento a que estes eram colocados dos profissionais de saúde que os atenderiam. Após minuciosa observação defini metas com o intuito de reduzir o distanciamento da população ao serviço de saúde e dar a ela um atendimento de melhor qualidade; passando para a população que ao chegar em qualquer horário na unidade, qualquer paciente, poderia fazer o seu agendamento retirando do inconsciente coletivo a ideia de que seria necessário estabelecer filas quilométricas e estar na porta da unidade antes do seu horário de funcionamento para conseguir realizar o seu agendamento e melhorando assim a relação entre servidores da saúde e população atendida. Durante a construção deste projeto de intervenção foram sendo criados entraves, barreiras e obstáculos que fizeram com que este projeto não fosse aplicável a unidade a que ele foi pensado, sendo, no entanto, um manual para as unidade que estando em condições semelhantes tenham a abertura a mudança e desejo de melhoria do acesso da população aos moldes das diretrizes e bases estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • CIÊNCIA E SAÚDE (SH )
  • Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SH1 )
  • Recursos para a Pesquisa (SH1.030 )
  • Infraestrutura (SH1.030.010 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Direito Sanitário (SP9 )
  • Controle Social Formal (SP9.242 )
  • Direitos Humanos (SP9.242.315 )
  • Direito à Saúde (SP9.242.315.475 )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Ciências Sociais (I01 )
  • Políticas (I01.655 )
  • Políticas de Controle Social (I01.655.500 )
  • Política Pública (I01.655.500.608 )
  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Ciências Sociais (I01 )
  • Sociologia (I01.880 )
  • Controle Social Formal (I01.880.604 )
  • Políticas de Controle Social (I01.880.604.825 )
  • Política Pública (I01.880.604.825.608 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Economia e Organizações de Saúde (N03 )
  • Políticas (N03.623 )
  • Políticas de Controle Social (N03.623.500 )
  • Política Pública (N03.623.500.608 )
  • CIÊNCIA E SAÚDE (SH )
  • Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SH1 )
  • Políticas e Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação (SH1.010 )
  • Política Pública (SH1.010.010 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Políticas, Planejamento e Administração em Saúde (SP1 )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Sistema de Vigilância em Saúde (VS1 )
  • Política Nacional de Vigilância Sanitária (VS1.001 )
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10119
18/Jan/2018