FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Microlearning, recomendação de estudos e rede social em curso autoinstrucional: a inovação no desenho da oferta do programa educacional modular de manejo da tuberculose na Atenção Básica
Acervo
(dc.type
)
Documento institucional
Autor
(dc.contributor.author
)
Barreto Brasil, Lina Sandra
Lemos, Alysson Feliciano
Rosa Junior, Onivaldo
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2017
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2018-06-25T18:06:00Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2018-06-25T18:06:00Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Alysson Feliciano Lemos
Lina Sandra Barreto Brasil
Onivaldo Rosa Junior
Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA)
Editora do recurso educacional, caso tenha sido publicado anteriormente
(dc.publisher.publisher
)
EDUFMA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10586
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Secretaria Executiva da UNA-SUS
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Abordagem educacional
Curso autoinstrucional
Microlearning
Programa Educacional Modular
Recomendação de estudos
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação Continuada
Rede Social
Publicado anteriormente
(dc.published.previously
)
Sim
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Licença própria
Resumo
(dc.description.abstract
)
Trata-se de um capítulo do livro "Experiências exitosas da Rede UNA-SUS". Neste trabalho, são debatidas as abordagens teóricas que
embasam a proposta educacional da UNA-SUS, por meio de sua Secretaria Executiva (SE) que
se propõe a construir um Programa Educacional Modular voltado para profissionais de saúde
da Atenção Básica composto de um curso de curta duração para cada população vulnerável.
No modelo proposto, os matriculados no programa podem escolher realizar apenas um ou todos os cinco cursos
ofertados. O modelo educacional utilizado para desenvolver os cursos é o microlearning usado
no desenvolvimento de atividades curtas, abordando aspectos epidemiológicos, sociais e
clínicos no contexto cultural de cada população. Para auxiliar a oferta desses diversos cursos
dentro do programa, os quais permitem certificação individualizada, foram desenvolvidas
ferramentas para customizar a experiência educacional dos matriculados como um hotsite
para organizar a oferta dos cursos, a ferramenta para calcular qual a população vulnerável
com maior incidência de casos novos de TB no município do matriculado e uma rede social
formada pelos alunos de cada curso, permitindo que possam debater os temas com seus
pares, fazer perguntas e curtir os comentários postados.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou para qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais dos textos e imagens desta obra é da UNA-SUS/UFMA.
Copyright @ UFMA/UNA-SUS, 2017. Todos os direitos reservados.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Capítulo de livro
Título
(dc.title
)
Microlearning, recomendação de estudos e rede social em curso autoinstrucional: a inovação no desenho da oferta do programa educacional modular de manejo da tuberculose na Atenção Básica
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9877
Aparece na coleção: