FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Intervenção educativa para melhorar a atenção em saúde aos usuários com hipertensão arterial sistêmica na UBS Cariri/Califórnia, Campo Maior-PI
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
Hipertensão
Promoção da Saúde
Autor
(dc.contributor.author
)
Barrientos, Magdei Elias
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2017-07-23
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2018-07-23T12:07:29Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2018-07-23T12:07:29Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA)
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10670
Extensão
(dc.format.extent
)
TCC em PDF com 16 páginas.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Sá, Marcia Caroline Nascimento
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Hipertensão
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de Cessão UNA-SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Considerando as elevadas taxas de morbimortalidade por doenças cardiovasculares e a prevalência da hipertensão arterial, o presente trabalho tem como objetivo melhorar a atenção em saúde para pacientes com hipertensão arterial assistidos na UBS Cariri/Califórnia, no município de Campo Maior-PI. O plano de ação será realizado em cinco momentos: capacitação da equipe de saúde para definição e execução das atividades; levantamento dos pacientes hipertensos vinculados à unidade e posterior convite para participar das intervenções; aplicação das intervenções educativas voltadas para melhoria da atenção à saúde dos hipertensos; realização de café da manhã saudável e orientações sobre a importância da alimentação adequada e da prática de exercícios físicos para controle da hipertensão; e avaliação das atividades. Espera-se elevar o nível de conhecimento dos participantes em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica, tornando os pacientes sujeitos ativos no tratamento e, com isso, conseguir uma diminuição da morbidade por hipertensão arterial, maior adesão ao tratamento e reconhecimento dos agravos.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Intervenção educativa para melhorar a atenção em saúde aos usuários com hipertensão arterial sistêmica na UBS Cariri/Califórnia, Campo Maior-PI
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