FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Intervenção educativa para melhorar a atenção em saúde aos usuários com hipertensão arterial sistêmica na UBS Cariri/Califórnia, Campo Maior-PI
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Resumo:
Considerando as elevadas taxas de morbimortalidade por doenças cardiovasculares e a prevalência da hipertensão arterial, o presente trabalho tem como objetivo melhorar a atenção em saúde para pacientes com hipertensão arterial assistidos na UBS Cariri/Califórnia, no município de Campo Maior-PI. O plano de ação será realizado em cinco momentos: capacitação da equipe de saúde para definição e execução das atividades; levantamento dos pacientes hipertensos vinculados à unidade e posterior convite para participar das intervenções; aplicação das intervenções educativas voltadas para melhoria da atenção à saúde dos hipertensos; realização de café da manhã saudável e orientações sobre a importância da alimentação adequada e da prática de exercícios físicos para controle da hipertensão; e avaliação das atividades. Espera-se elevar o nível de conhecimento dos participantes em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica, tornando os pacientes sujeitos ativos no tratamento e, com isso, conseguir uma diminuição da morbidade por hipertensão arterial, maior adesão ao tratamento e reconhecimento dos agravos.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Hipertensão
Educação em Saúde
Atenção Primária à Saúde
- DOENÇAS (C )
- Doenças Cardiovasculares (C14 )
- Doenças Vasculares (C14.907 )
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Educação (I02 )
- Educação não Profissionalizante (I02.233 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
- Serviços de Saúde (N02.421 )
- Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
- Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )
Data de submissão:
23/Jul/2018
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