FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Educação em saúde odontológica para escolares do município de Presidente Bernardes - MG
Em 2014, o Programa Saúde na Escola foi implementado na cidade de Presidente Bernardes, no estado de Minas Gerais. Esse programa tem como proposta proporcionar a integração entre trabalhadores da saúde e da educação, educandos e sociedade por meio de práticas de saúde nos educandários, com o intuito de melhorar o aprendizado e as condições de saúde dos estudantes da referida cidade. Para este trabalho sobre educação em saúde no contexto da odontologia, foi realizada uma revisão literária, com base em publicações de sites do Ministério da Saúde e de artigos dos bancos de dados da SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), a partir do ano 2000. Por meio de práticas interdisciplinares, o plano de intervenção apresentado neste trabalho teve como propósitos promover atividades educativas e lúdicas de prevenção, realizar levantamentos epidemiológicos mediante exames intrabucais, encaminhar estudantes para consultas na Unidade Básica de Saúde, distribuir kits de higiene oral, realizar aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada, proporcionando, assim, melhoria na qualidade de vida da comunidade.

  • TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
  • Odontologia (E06 )
  • DISCIPLINAS E OCUPAÇÕES (H )
  • Ocupações em Saúde (H02 )
  • Odontologia (H02.163 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação não Profissionalizante (I02.233 )
  • Educação em Saúde (I02.233.332 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )
  • Educação em Saúde (N02.421.726.407 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Meio Ambiente e Saúde Pública (N06 )
  • Odontologia em Saúde Pública (N06.890 )

https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10992
25/Nov/2018