FICHA TÉCNICA DO RECURSO

SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO BÁSICA: DIVERSIDADE DE CUIDADOS
Introdução: O programa Saúde da Família é exitoso no cuidado a saúde da população a nível primário, tendo como premissas básicas à assistência a saúde no contexto comunitário. O ensino a distância foi uma metodologia positiva na minha formação profissional, pela prévia facilidade no manuseio da internet e redes sociais e pelo escasso tempo disponível. Este estudo foi de fundamental importância no aprofundamento teórico para minha atuação profissional, pois durante cada disciplina podia trabalhar temas presentes na realidade diária do contexto de assistência primária à saúde, discutindo, pesquisando e esclarecendo temáticas conflituosas ou obscuras. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi apresentar o consolidado do aprendizado tido nas disciplinas do Curso de Especialização em Saúde de Família (NUTEDS/UFC) e a aplicabilidade do conhecimento na assistência prestada à realidade de trabalho. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão de literatura com alguns relatos de experiência, que aborda temas relativos a todas as disciplinas estudadas durante o Curso de Especialização. O curso foi composto de 11 disciplinas contextualizadas na dinâmica da Estratégia Saúde da Família, do período de agosto de 2010 a setembro de 2011, as atividades propostas foram de metodologias variadas e adaptadas a Educação à Distância, tendo como exemplos, realização de chats, fórum, discussão de casos, tarefas teóricas e práticas, casos clínicos, roteiros de observação e trabalhos em grupo. Resultados: Em temas específicos do cuidado em saúde na atenção primária discutimos que, a saúde mental é uma área complexa e de importância ímpar no contexto da saúde pública e o Brasil aos poucos adequa sua rede de serviços a realidade em expansão de transtornos mentais que acometem a população. No contexto de saúde da mulher, temos uma apresentação breve dos vários contextos de assistência a mulher, na proteção e promoção de sua saúde. Na saúde ambiental, o foco principal foi retratar a tragédia do Japão, coincidentemente ocorrida no período da elaboração do portfólio da disciplina. Em Saúde Bucal foi pesquisados os assuntos mais atuais na área odontológica, destaque nos principais sites e de interesse à Estratégia Saúde da Família. Quando nos reportamos as pessoas com deficiência, temos afastar a discriminação, divulgar informações e os direitos destas pessoas portadoras de deficiências e realizar de capacitações para melhor atender a este grupo na assistência em saúde. Quanto a interdisciplinaridade, a bioética entra neste plano como fator essencial as discussões éticas e morais no cuidado aos usuários, sendo imprescindível conhecer o posicionamento jurídico acerca dos temas. Por fim, este portfólio apresentou a construção conjunta de um plano de ação assistencial em saúde, com uma temática já trabalhada no curso. Conclusão: O curso trabalhou questões amplas e subjetivas do cuidado em saúde. Esta busca contínua pela qualidade deve sempre estar embasada em princípios e ser pautada de seriedade e compromisso da administração, gestão e profissionais. Assim, conseguiremos manter a estratégia de atenção primária à saúde em auge, centrada na família e comunidade. Não necessitando voltar aos antigos modelos de atenção médicos-hospitalares, que eram tão limitados e não-abrangentes



  • DISCIPLINAS E OCUPAÇÕES (H )
  • Disciplinas das Ciências Naturais (H01 )
  • Ciência (H01.770 )
  • Pesquisa (H01.770.644 )
  • CIÊNCIA E SAÚDE (SH )
  • Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SH1 )
  • Atividades Científicas e Tecnológicas (SH1.020 )
  • Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (SH1.020.010 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11291
04/Dec/2018