FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Reflexões sobre a atuação da enfermagem na Estratégia de Saúde da Família.
A origem da Estratégia da Saúde da Família teve início em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária. A referida estratégia visa a inversão do modelo assistencial vigente da época, onde a família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que se vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. Após a publicação da portaria 648/2006 que trata da Política Nacional da Atenção Básica, a qual retrata a importância da educação permanente das equipes de saúde da família, proporcionando uma atuação crítica, reflexiva, propositiva, compromissada e efetiva, através dos Pólos de Educação Permanente em Saúde, iniciou-se a busca por qualificação pelos profissionais da saúde. E a educação a distância tornou-se um modelo de ensino aprendizagem que se firmou dentre esses atores protagonistas do SUS. Os objetivos do presente trabalho foram relatar a experiência de aprendizagem e os impactos profissionais mediados pelo Curso de Especialização em Saúde da Família e apresentar os portfólios produzidos ao longo do Curso. Trata-se de um relato da experiência mediada pelo Curso de Especialização em Saúde da Família oferecido pólo de educação permanente , Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade Aberta do SUS, na modalidade semi-presencial, que ocorreu no período de abril de 2010 a julho de 2011. Ao longo do curso ocorreram atividades virtuais que contribuíram para aprendizado, tais como, fórum de discussão, relato das atividades do dia a dia de trabalho na Unidade Básica de Saúde, chat, trabalhos em grupo, tarefas individuais. Ademais, ao final de cada disciplina era produzido um portfólio para relato da aprendizagem mediada por cada uma das disciplinas e reflexões dos impactos da disciplina na atuação profissional. Para sua construção, foram utilizados artigos científicos, o material didático do curso e as experiências profissionais. Ao final do Curso, todos os portfólios foram reunidos e apresentados em forma de capítulos. Com a conclusão desta Especialização em Saúde da Família, certamente a minha formação profissional passou por todo um processo de transformação, através de reflexões contextualizadas no âmbito da saúde em especial a estratégia de saúde da família, modificando toda uma postura e conduta profissional, a qual existia antes de iniciar este curso. Certamente conclui-se que este é o primeiro passo para as mudanças acontecerem na Atenção Básica, mudança na postura profissional, pois é o começo da modificação deste imenso processo o qual estamos inseridos. Tudo isso foi construído no decorrer das atividades propostas pelas disciplinas, com depoimentos de colegas profissionais e no cotidiano das Unidades Básicas de Saúde, as quais se tornam para nós uma oficina de transformações, pois é nela onde vemos resultados surpreendentes quando os profissionais mudam sua conduta, no que diz respeito ao seu trabalho. Sem dúvida alguma a educação permanente a qual tanto falamos é de fundamental importância neste processo de transformação que ora se conclui.



  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação Profissionalizante (I02.358 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11340
04/Dec/2018