FICHA TÉCNICA DO RECURSO
O Processo de Educação Permanente: Ferramenta da Assistência em Saúde da Família.
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
Leite, Joana Berenice Garcia
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2011-11-26
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2018-12-04T13:09:11Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2018-12-04T13:09:11Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Joana Berenice Garcia Leite
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11382
Extensão
(dc.format.extent
)
TCC
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Ramos, Milana Drumond
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de Cessão UNA-SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Desde sua criação na Constituição Federal de 1988, o SUS – Sistema Único de Saúde enfrenta desafios na sua implantação e, por conseguinte, no seu fortalecimento enquanto política de
acesso universal à saúde. Para assegurar o cumprimento de seus princípios e para organização do sistema, em 1994 é criado no Brasil o Programa Saúde da Família, esse constitui uma nova
proposta para o modelo assistencial, voltada para promoção da saúde e prevenção das doenças. A ampliação do Programa Saúde da Família representou um salto no acesso aos
serviços de saúde e com isso observou-se a necessidade de promover atualização constante aos profissionais que compõe essas equipes, ou seja, educação permanente. O objetivo desse
trabalho é relatar o aprendizado ao longo do Curso de Especialização em Saúde da Família, promovendo uma reflexão sobre a aplicação dos conteúdos do curso na prática profissional e apresentar os portfólios produzidos ao término de cada disciplina. Trata-se de um relato de experiência mediada pelo Curso de Especialização em Saúde da Família, oferecido pela
Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade Aberta dos SUS. O curso foi ofertado na modalidade semipresencial, no período de agosto de 2010 a setembro de 2011, Nesse processo de ensino-aprendizagem utilizamos da várias tecnologias, atividades virtuais, chats, fóruns, discussões sobre os mais diversos temas, compartilhamos conhecimentos e
vivencias, realizamos avaliações presenciais, buscamos a construção coletiva do saber. Ao final de cada disciplina foram utilizados artigos científicos, material didático do curso e relato
das experiências profissionais para confeccionar os portfólios sobre a reflexão e discussão de cada tema proposto. Ao término do curso todos os portfólios forma reunidos e apresentados
em forma de capítulos. A necessidade de atualização permanente deve permear o percurso de todo bom profissional, especialmente os que assistem à saúde da população, que
continuamente muda suas necessidades e estão expostos a novos riscos e novas tecnologias surgem para atender tais demandas. Nesse sentido, cursar essa especialização se configurou em um acréscimo na busca pela excelência no atendimento da minha clientela, considerando que aproximar a teoria com situações reais no território que assisto consistiu em um avanço no meu amadurecimento enquanto enfermeira, enquanto mulher e enquanto cidadã protagonista do processo.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
O Processo de Educação Permanente: Ferramenta da Assistência em Saúde da Família.
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