FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A Enfermagem e o Curso de Especialização em Saúde da Família: Um relato de experiência
Para minimizar a diferença entre a oferta e a necessidade de formação para os profissionais em atuação na área do SUS, faz-se necessária a produção de novos modelos de cooperação entre Universidade e Sistemas de Saúde. Assim, a Universidade Federal do Ceará, como todas as instituições federais formadoras no país, tem o desafio contemporâneo de formar os profissionais no seu contexto de trabalho, com uma metodologia que permita a descentralização das atividades pedagógicas e em larga escala, mas sem redução na qualidade de conteúdos e processos de aprendizagem. Nesse contexto, desenvolveu-se esta especialização em saúde da família na modalidade semi- presencial, a qual objetiva formar Especialistas em Saúde da Família com conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a atuação na atenção básica dentro da rede do SUS. O estudo apresenta como objetivo descrever a experiência enquanto enfermeira integrante do curso de especialização semi- presencial, durante o processo de formação e educação permanente voltado para a Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizada no período de abril de 2010 a junho de 2011, em uma unidade do programa de saúde da família do município de Morada Nova-CE. Como instrumentos para coleta de dados utilizou-se fóruns, chats, exposição interativa, texto impresso, vídeo, estudo de caso, diálogo, testes, livros, questionários, atividades e participação online (moodle), dinâmica de grupo e discussões em plenária. A análise e interpretação dos resultados privilegiaram a discussão dos dados, de acordo com a sequência das disciplinas: Educação à distância em Saúde da Família; Processo de trabalho em saúde: Equipe Aruarú II; Saúde Mental e Violência; Modelo assistencial e atenção primária à saúde; Planejamento e Avaliação das Ações de Saúde; Tecnologias para abordagem do indivíduo, da família e da comunidade - práticas pedagógicas em atenção básica à saúde; Saúde da Mulher; Participação Social e Promoção da Saúde; Saúde Ambiental, Acidentes Naturais, Artificiais e os Riscos para a Saúde da Família; Atenção Básica de Saúde no Contexto da Saúde Bucal; Atenção Básica de Saúde para Pessoas com Deficiência. A realização desta especialização foi de suma importância para a aprendizagem e prática profissional, visto que contemplou os objetivos propostos no início na formação, fazendo esse link da teoria e prática de forma constante, e utilizando essa modalidade de ensino que é bastante interativa e dinâmica, o que facilitou esse crescimento profissional. Assim, os profissionais de saúde precisam buscar metodologias e estudos que fortaleçam e embasem suas práticas para um melhor atendimento à clientela sob sua responsabilidade.

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação Profissionalizante (I02.358 )
  • Educação em Enfermagem (I02.358.462 )


https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11385
04/Dec/2018