FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Gravidez precoce e educação em saúde da família na Atenção Básica
A gravidez na adolescência figura como grave problema que atinge parcelas crescentes da população brasileira (BRASIL, 2014) e cerca de 20% das gestações de adolescentes estão relacionadas à maior morbimortalidade materno-infantil (César et al. 2011). OBJETIVO: Elaborar estratégias de redução de casos de gestação precoce entre adolescentes na Atenção Básica. METODOLOGIA: Estudo transversal, com 200 participantes inicialmente, faixa etária entre 12 e 18 anos, independente de sexo, raça e religião, selecionados aleatoriamente, e que aceitarem participar da pesquisa, entre os adolescentes cadastrados na unidade básica de saúde da família, principalmente os de maior risco, identificados pela agente de saúde de cada área. O desenvolvimento da pesquisa será com palestras em equipe multidisciplinar, e terá o auxílio dos profissionais da unidade. Para análise estatística, e valores com P < 0.05, serão considerados estatisticamente significantes (Levin, 1987). O Projeto será aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa antes de ser iniciado (Declaração de Helsique, 2008). Essa pesquisa não apresenta conflitos de interesses. Os participantes deverão assinar o TCLE. RESULTADOS ESPERADOS: Consolidação dos grupos e setores de risco, identificados durante o estudo, foco durante a aplicação de ações de educação em saúde; maior sensibilização da comunidade e do grupo de adolescentes para os riscos e consequências da gravidez precoce; maior adesão dos (das) adolescentes ao serviço de atenção a ser criado para o atendimento especifico do (da) adolescente; redução do índice de grávidas adolescentes para índices pactuados pela Secretaria de Saúde (SESA) e maior adesão das adolescentes ao Programa de Planejamento Familiar (PPF).
Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização Pesquisa e Inovação em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11426
04/Dec/2018