FICHA TÉCNICA DO RECURSO

INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA AGENTES DE SAÚDE INDÍGENAS SOBRE SINAIS DE ALARMA DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS
Um projeto de intervenção com design antes e depois foi realizado no Polo Base (PB) Campo Alegre do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões, município de São Paulo de Olivença de março a maio de 2017, com o objetivo de elevar o nível de conhecimento sobre sinais de perigo de infecções respiratórias agudas (IRA) em agentes indígenas de saúde (AIS). O universo foi constituído pelos 28 AIS dos quais uma amostra de 21 foi selecionada. Após a seleção da amostra foi aplicado um enquete onde obteve-se dados como a: idade, sexo, anos de experiência, preparação prévia sob as IRA e nivel de conhecimento sob os sinais de perigo das mesmas. Foram feitas três sessões de capacitação com uma duração de 2 horas cada uma e periodicidade mensal. Os resultados amostram que a maioria dos agentes são do sexo masculino, em relação a faixa etária houve um leve predomínio das idades entre 41 até 50 anos e entre 51 até 60 anos, o intervalo de anos de experiência de maior frequência foi de 16 - 20 anos, existía uma preparação prévia sob as Infecçoes Respiratórias Agudas (IRA) em 19 dos 21 agentes de saúde analisados e 16 dos 18 sujeitos melhoraram o nível de conhecimento após da intervenção. Pode-se concluir que o modelo de intervenção educativa foi efetivo para elevar o conhecimento sob as sinais de perigo das IRA. Recomenda-se desenvolver ações educativas nas populações para detecção precoce das mesmas e reduzir o risco de morte por doenças prevêníveis
transtornos respiratórios
saúde indígena
educação em saúde
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12139
13/May/2019