FICHA TÉCNICA DO RECURSO
IMPLANTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA QUALIFICAR A ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL REALIZADA PELOS PROFISSIONAIS DAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DE SAÚDE INDÍGENA, DSEI-CE
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Resumo:
Estudo descritivo de caráter intervencionista objetiva reduzir e prevenir a mortalidade infantil indígena cearense por causas evitáveis. Será implantada uma estratégia de intervenção educativa para qualificar a assistência ao pré-natal realizada pelos profissionais das equipes multidisciplinares de saúde indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena Ceará, durante o ano de 2018. Para tanto serão identificados os condicionantes dos óbitos mediante o modelo explicativo de hierarquização de determinantes distais, intermediários e proximais da mortalidade infantil, proposto por Mosley e Chen (1984). Através do conhecimento das causas básicas da mortalidade fetal e infantil, será construído um fluxograma de informações do serviço de atenção perinatal e serão realizadas atividades de educação permanente com os profissionais para monitoramento e avaliação do serviço para atenção perinatal. As ações a serem realizadas devem considerar o processo histórico, político e social das populações indígenas e a atuação profissional em contexto intercultural, visando melhorias nos indicadores de mortalidade infantil da população alvo. O presente projeto de intervenção pode subsidiar a implementação de políticas públicas referentes a atenção perinatal dos indígenas cearenses.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
população indígena
mortalidade infantil
enfermagem neonatal
cuidado pré-natal
mortalidade infantil
enfermagem neonatal
cuidado pré-natal
Termos de uso:
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Data de submissão:
13/May/2019
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