FICHA TÉCNICA DO RECURSO
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FORMA DE CAPACITAR O PROFISSIONAL AIS NO RESGATE DA CULTURA ALIMENTAR INDÍGENA CONTRIBUINDO NO CONTROLE DA HAS NA ALDEIA MANGA
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Saúde dos Povos Indígenas
Autor
(dc.contributor.author
)
NARCISO, Maria Olga Maciel
CPF do autor
(unasus.description.provenance
)
CPF
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2019
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2019-05-13T18:34:48Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2019-05-13T18:34:48Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de São Paulo
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12170
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
PITITTO, Bianca de Almeida
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
educação em saúde
hipertensão
saúde indígena
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
A hipertensão arterial sistemática (HAS) é uma condição clinica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de ´pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estrutura dos órgão alvos (coração, encéfalo, rins, e vasos sanguíneos) e a alterações metabolicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais (Arq.Bras Cardiol 2010;95). O consumo de alimentos processados, ricos em sódio e açúcar, e de bebidas com alto teor alcoólicos tem causado aumento na ocorrência de doenças como diabetes, obesidades e hipertensão em aldeias indígenas no país, e isso devido a adoção de um estilo de vida mais urbano, semelhante os das grandes cidades. Dados retirados de estudos feitos em comunidades indígenas, do SIASI/DSEI/AP, CASAI e do programa denominado HIPERDIA apresentaram elevada quantidade no polo base de saúde da aldeia manga, localizado no município de Oiapoque. Contudo, entraremos com uma intervenção educativa aos AIS e toda comunidades a fim de proporcionarmos palestras, oficinas que contribuem para a redução da HAS no polo manga e a partir de mudanças no habito alimentar e na comunidade resgatar a cultura alimentar indígena.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FORMA DE CAPACITAR O PROFISSIONAL AIS NO RESGATE DA CULTURA ALIMENTAR INDÍGENA CONTRIBUINDO NO CONTROLE DA HAS NA ALDEIA MANGA
Aparece na coleção: