FICHA TÉCNICA DO RECURSO

INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FORMA DE CAPACITAR O PROFISSIONAL AIS NO RESGATE DA CULTURA ALIMENTAR INDÍGENA CONTRIBUINDO NO CONTROLE DA HAS NA ALDEIA MANGA
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde dos Povos Indígenas
(dc.contributor.author )
NARCISO, Maria Olga Maciel
(unasus.description.provenance )
CPF
(dc.date.accepted )
2019
(dc.date.available )
2019-05-13T18:34:48Z
(dc.date.accessioned )
2019-05-13T18:34:48Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12170
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
PITITTO, Bianca de Almeida
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
educação em saúde
hipertensão
saúde indígena
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
A hipertensão arterial sistemática (HAS) é uma condição clinica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de ´pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estrutura dos órgão alvos (coração, encéfalo, rins, e vasos sanguíneos) e a alterações metabolicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais (Arq.Bras Cardiol 2010;95). O consumo de alimentos processados, ricos em sódio e açúcar, e de bebidas com alto teor alcoólicos tem causado aumento na ocorrência de doenças como diabetes, obesidades e hipertensão em aldeias indígenas no país, e isso devido a adoção de um estilo de vida mais urbano, semelhante os das grandes cidades. Dados retirados de estudos feitos em comunidades indígenas, do SIASI/DSEI/AP, CASAI e do programa denominado HIPERDIA apresentaram elevada quantidade no polo base de saúde da aldeia manga, localizado no município de Oiapoque. Contudo, entraremos com uma intervenção educativa aos AIS e toda comunidades a fim de proporcionarmos palestras, oficinas que contribuem para a redução da HAS no polo manga e a partir de mudanças no habito alimentar e na comunidade resgatar a cultura alimentar indígena.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FORMA DE CAPACITAR O PROFISSIONAL AIS NO RESGATE DA CULTURA ALIMENTAR INDÍGENA CONTRIBUINDO NO CONTROLE DA HAS NA ALDEIA MANGA