FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Efeitos de uma intervenção educativa individualizada na qualidade de vida de pacientes portadores de asma persistente.
Introdução: A asma é abordada como uma situação crônica no processo saúde-doença. Condição prevalente, com expressivos índices de morbidade. Manifesta-se por episódios de sibilância, dispneia, cansaço, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e ao despertar. Anualmente ocorrem cerca de 350.000 internações hospitalares por asma no Brasil. Como fator etiológico, a relação é corroborada pela teoria da higiene, visto que indivíduos pobres estariam mais expostos a agentes microbianos e, como consequência, mais propensos a desenvolver a doença, pobreza esta, em que temos contato direto em ESFs que atuamos durante o ano em que atuamos pelo programa PROVAB. Objetivo: os objetivos do presente projeto de intervenção são: avaliar implicações na qualidade de vida (QV) dos pacientes em tratamento submetidos à intervenção educativa. b) avaliar a QV dos pacientes portadores de asma sem tratamento e portadores de outras comorbidades da UBS Monte Castelo, Laranjeiras do Sul - PR. Metodologia: A intervenção educativa foi realizada no período do mês abril até o mês de novembro de 2016, foram convidados os grupos, selecionados dentro dos critérios de inclusão e exclusão, e realizado palestras educativas demonstrando a forma correta de utilização das medicações inalatórias eficazes para diminuir exacerbações da asma, medicamentos estes que sua eficácia dependem totalmente de uma adesão de forma correta, foi explicado também fatores de risco e fatores protetores da doença, e após, sanando as dúvidas dos selecionados. Foram selecionados critérios de inclusão e exclusão para os grupos intervenção (GI) e grupo controle (GC). Os grupos GC, G2 e G3 não receberam intervenção educativa (IE). Todos os participantes do estudo responderam o questionário geral. As variáveis categóricas foram sumarizadas através de frequência absoluta e percentagens. O escore total do QQVA em cada visita foi calculado a partir da soma das médias de cada um dos domínios. As médias dos domínios: sintomas, limitação da atividade, função emocional e estímulo ambiental foram calculadas a partir do resultado da soma das respostas dividas por sete. Resultados esperados: Os valores globais da avaliação da QV do GI apresentaram aumento significativo em relação ao GC. A QV total ultrapassou positivamente o grau moderado de comprometimento. Os sintomas como dispneia, tosse, falta de ar e aperto no peito, diminuíram em frequência e intensidade entre os pacientes estudados. A educação em asma torna-se ainda importante para o asmático e deve ser inserida no atendimento ambulatorial regular. Podemos inferir que o processo educacional é relevante, levando a quadros melhores até nos grupos com pior sintomatologia. Outros estudos realizados, que utilizaram programas de educação em asma, também evidenciaram melhoria da QV dos participantes
Asma
Educação em saúde
Qualidade de Vida
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12830
15/May/2019