FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Atenção Integral ao Diabetes Mellitus tipo II: projeto de intervenção em uma Unidade Básica de Saúde do município de Londrina/PR.
Introdução: Atualmente, observa-se que a prevalência de diabetes mellitus (DM) está aumentando em virtude do crescimento e envelhecimento populacional, do aumento da obesidade e sedentarismo, assim como da maior sobrevida de pacientes com DM. Por se tratar de uma doença crônica, com múltiplas complicações, com grande impacto na qualidade de vida das pessoas com diabetes e seus familiares e custo elevado para o paciente e o serviço público de saúde, devem ser tomadas medidas para o melhor controle da doença. Identificou-se uma carência de programas específicos para essa população na área de abrangência da UBS estudada. Objetivos: elaborar e implementar um plano de ações para promover a atenção integral à saúde dos indivíduos portadores de diabetes mellitus da UBS Campos Verdes do município de Londrina-PR. Metodologia: Realização de reuniões com a equipe de saúde da família (ESF) e o núcleo de apoio à saúde da família (NASF) para planejamento do projeto. Em seguida, conscientização e sensibilização da população com cartazes sobre DM e da importância da detecção precoce e autocuidado. A intervenção inicial consistirá em rastrear as pessoas com fatores de risco para desenvolver DM através da glicemia plasmática de jejum. Então, serão realizadas atividades educativas incluindo palestras e rodas de conversas para pacientes com diagnóstico de DMII ou pré-diabéticos e seus familiares. Resultados esperados: Espera-se, por meio deste projeto, conscientizar e sensibilizar os diabéticos e seus familiares acerca da importância da mudança no estilo de vida e do controle dos fatores de risco mutáveis como obesidade, sedentarismo e dislipidemia para prevenção das complicações do diabetes e consequentemente redução da morbimortalidade relacionada ao DM II, inicialmente para a população da UBS em questão, com posterior expansão do projeto ao município.
Diabetes Mellitus
Atenção integral
Autocuidado
Educação em saúde
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12864
15/May/2019