FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Diabetes Mellitus e intervenções educativas: ressignificando saberes e práticas em uma Unidade Básica de Saúde.
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
ZAMALEA, Gretchen Mesa
CPF do autor
(unasus.description.provenance
)
CPF
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2017
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2019-05-15T16:58:43Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2019-05-15T16:58:43Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12865
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
RODRIGUES, Fernanda
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Autocuidado
Diabetes mellitus
Educação em saúde
Prevenção
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Autocuidado
Diabetes mellitus
Educação em saúde
Prevenção
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Introdução: o diabetes mellitus descreve uma desordem metabólica de etiologia múltipla, caracterizada por uma hiperglicemia crônica resultante de deficiências na secreção ou ação da insulina, ou de ambas. A equipe de saúde da família tem identificado uma alta prevalência e incidência da doença, dado os altos fatores de risco que estão sendo apresentados pela população e que podem ser modificados, evitando o surgimento precoce da diabetes e suas complicações. Objetivo: elaborar um modelo de intervenções educativas para problematizar e ressignificar os saberes e práticas sobre o diabetes mellitus em uma Unidade Básica de Saúde do município Paranacity/PR, promovendo estratégias de enfrentamento da doença e incentivando o autocuidado dos portadores de DM. Metodologia: qualificação da equipe de saúde através de técnicas de comunicação social e de modificação de comportamento, que visa estimular a participação ativa dos profissionais e dos(as) usuários(as). Na sequência ocorreu a divulgação de informações sobre o grupo para os diabéticos dentro da UBS e na área de abrangência desta. As atividades educativas são conduzidas por uma equipe multiprofissional em encontros quinzenais com duração de três meses, utilizando-se instrumentos de intervenção em saúde a pacientes portadores de DM que permitem uma abordagem direcionada para estratificação de risco, promoção do autocuidado como estratégia para o tratamento e acompanhamento do usuário. Resultados esperados: espera-se que os diabéticos da área de abrangência da equipe em questão possam sensibilizar-se quanto aos fatores de risco da DM e a importância do autocuidado para um melhor controle dos valores de glicemia e melhora da qualidade de vida em geral.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Diabetes Mellitus e intervenções educativas: ressignificando saberes e práticas em uma Unidade Básica de Saúde.
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