FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Diabetes Mellitus e intervenções educativas: ressignificando saberes e práticas em uma Unidade Básica de Saúde.
Introdução: o diabetes mellitus descreve uma desordem metabólica de etiologia múltipla, caracterizada por uma hiperglicemia crônica resultante de deficiências na secreção ou ação da insulina, ou de ambas. A equipe de saúde da família tem identificado uma alta prevalência e incidência da doença, dado os altos fatores de risco que estão sendo apresentados pela população e que podem ser modificados, evitando o surgimento precoce da diabetes e suas complicações. Objetivo: elaborar um modelo de intervenções educativas para problematizar e ressignificar os saberes e práticas sobre o diabetes mellitus em uma Unidade Básica de Saúde do município Paranacity/PR, promovendo estratégias de enfrentamento da doença e incentivando o autocuidado dos portadores de DM. Metodologia: qualificação da equipe de saúde através de técnicas de comunicação social e de modificação de comportamento, que visa estimular a participação ativa dos profissionais e dos(as) usuários(as). Na sequência ocorreu a divulgação de informações sobre o grupo para os diabéticos dentro da UBS e na área de abrangência desta. As atividades educativas são conduzidas por uma equipe multiprofissional em encontros quinzenais com duração de três meses, utilizando-se instrumentos de intervenção em saúde a pacientes portadores de DM que permitem uma abordagem direcionada para estratificação de risco, promoção do autocuidado como estratégia para o tratamento e acompanhamento do usuário. Resultados esperados: espera-se que os diabéticos da área de abrangência da equipe em questão possam sensibilizar-se quanto aos fatores de risco da DM e a importância do autocuidado para um melhor controle dos valores de glicemia e melhora da qualidade de vida em geral.
Diabetes mellitus
Prevenção
Autocuidado
Educação em saúde
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12865
15/May/2019