FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Estratégias educativas para pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica residentes na comunidade Petrópolis, no município de Joinville, Santa Catarina
Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma das doenças mais frequentes em nível mundial, estando entre as principais doenças crônicas não transmisiveis (DCNT). Caracteriza-se por ser uma condição clínica multifatorial com níveis sustentados de pressão arterial elevada, e associa-se frequentemente às alterações metabólicas, funcionais e/ou estruturais de órgãos alvos. Objetivo: Propor ações de promoção à saúde aos pacientes com HAS descompensada, residentes na comunidade de Petrópolis, no município de Joinville - SC. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção, ofertado à população atendida na UBS Edla Jordan com diagnóstico clínico de HAS, com idade superior à 15 anos e de ambos os sexos. Serão realizadas palestras e rodas de conversa, nas quais os pacientes poderão adquirir ou ampliar seus conhecimentos sobre autocuidados e de autocontrole da doença, a fim de modificarem seu estilo de vida. Ao final das intervenções será aplicado questionário para identificar o nível de conhecimento adquirido pelos participantes com relação aos fatores de risco, controle, complicações e tratamento da doença. Resultados esperados: Espera-se que após as intervenções seja possível traçar o perfil epidemiológico da população com HAS residente na área de abrangência, assim como aumentar o empoderamento dos participantes para assumirem o protagonismo na implantação de mudanças de estilo de vida e tratamento da doença. Espera-se, ainda, prover capacitação adequada aos profissionais da equipe de saúde para manter as ações realizadas posteriormente ao período previsto para o estudo.


  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
  • Psicologia Social (F01.829 )

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )

https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12994
15/May/2019